imagem do aplicativo Vermelhinho em uso
Aplicativo Vermelhinho já teve mais de 2.100 downloads em 24 horas

Nas primeiras 24 horas após o lançamento, o aplicativo “Vermelhinho” – que traz a localização em tempo real dos ônibus Tarifa Zero da Empresa Pública de Transportes (EPT) de  Maricá em seus trajetos – ultrapassou a marca de 2.100 mil downloads. A informação é da Equipe de Desenvolvimento da Prefeitura, que criou a ferramenta a partir de um convênio com a autarquia municipal e monitora a evolução do número de usuários. Com ele, os passageiros dos ônibus gratuitos podem acessar informações importantes a respeito do itinerário dos veículos, além de ficar por dentro de todas as notícias relacionadas a esse sistema de transporte público e à própria cidade.

No Terminal Rodoviário do Centro, muitos usuários que ainda não conheciam o aplicativo gostaram do programa, gratuito, ao tomarem contato com a novidade. “Agora não preciso mais ficar esperando pelo ônibus na chuva nem ficar muito tempo no ponto, posso ver onde está o vermelhinho de dentro de casa”, avaliou Aline Coelho da Silva, de 34 anos, moradora de Ponta Negra. O estudante Felipe Souza da Costa, de 20 anos, apontou outra vantagem da ferramenta. “O legal é que a gente se programa melhor dentro da hora em que ele passa”, observou ele, que mora em Itapeba.

A dona de casa Terezinha das Graças garante que baixou o novo aplicativo em seu aparelho já nesta segunda-feira (19/09), dia em que foi lançado. Segundo ela, vai ser de grande ajuda. “Posso cronometrar o tempo em que estou resolvendo algum problema enquanto o ônibus não passa. Vai dar pra usar o transporte na hora certa”, acredita ela, que tem 49 anos e mora em Inoã, descrevendo uma das principais vantagens da ferramenta.

De acordo com a Equipe de Desenvolvimento da Prefeitura, os usuários do sistema operacional iOS – utilizado nos iPhones – vão demorar um pouco mais para poderem utilizar o aplicativo Vermelhinho em seus aparelhos. Isso ocorre em razão de uma política da fabricante, a Apple, que tem um prazo maior para habilitar novos aplicativos em sua loja de downloads. A expectativa é que até o fim do mês o programa já esteja disponível na Apple Store.

O Vermelhinho tem manuseio simples. Com o download concluído é possível acessar a tela de boas vindas e visualizar instruções referentes ao primeiro acesso, além do menu do aplicativo, que leva a um mapa interativo, onde serão mostrados as linhas, os itinerários, a distância e o tempo previsto de chegada dos ônibus de acordo com a localização de quem está pesquisando.

O projeto do aplicativo foi desenvolvido a partir do Termo de Cooperação 56215 (de parceria entre a Prefeitura e a EPT), que permitiu a implantação do rastreamento via GPS em todos os Vermelhinhos da frota. Com isso, os smartphones (que também já trazem o GPS de fábrica) são alimentados em tempo real e as informações sobre rotas atualizadas a todo momento.

Imagem do aplicativo Vermelhinho em uso
Aplicativo permite programar a hora de pegar o ônibus da EPT

 

Este conteúdo é protegido.

2 COMENTÁRIOS

    • Boa tarde Gilberto. Se o seu smartphone utiliza o sistema Android basta ir à Play Store (sempre tem o atalho na tela), fazer o download e utilizar. Caso você tenha um iPhone, a Apple só vai disponibilizar o download daqui a 15 dias, embora já o tenhamos solicitado. É política da empresa.

Deixe uma resposta