Primeira "peneira" de atletas foi realizada com apoio da Secretaria de Esportes - Foto: Fernando Silva

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Esportes e Lazer, promoveu nesta quinta-feira (16/03), no Campo do Esporte Clube Maricá, Centro, a primeira “peneira” realizada pelo Maricá Futebol Clube. O projeto tem como objetivo selecionar no município talentos que possam fazer parte do time maricaense nas categorias Juvenil/Sub-20 e Profissional. A ideia do projeto surgiu após o Arbitral da federação do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) divulgar a tabela do campeonato, confirmando a participação do Maricá FC na competição que terá início no dia 14 de maio. O clube é o único da cidade que estará presente na disputa da terceira divisão. Essa “peneira” é a oportunidade que muitos jovens de Maricá precisavam, para se imaginarem, no futuro, figurando no cenário do futebol nacional.

De acordo com os organizadores, no primeiro dia de avaliação, foram realizadas mais de duzentas inscrições. Entre os inscritos estavam jovens de Maricá e de cidades vizinhas que vieram buscar a chance de conquistar uma vaga no time e realizar o sonho de ser jogador de futebol. “Eu estou sem jogar há algum tempo, estou sem clube, mas quero voltar e se Deus quiser realizar meu sonho de infância. Vou me esforçar muito para ser selecionado”, afirmou goleiro Leonardo Gabri, de 18 anos, morador de são Gonçalo que busca um lugar na categoria sub-20 do Maricá FC. Morador de Maricá, o estudante Matheus Guimarães, de 17 anos, ficou sabendo sobre a “peneira” através da internet e falou sobre a expectativa de ser escolhido. “Quando criança eu treinava no Vasco, mas tive que parar. A preparação para a peneira hoje não foi muito boa, mas vou tentar dar meu máximo e fazer uma boa partida para conquistar essa vaga”, disse.

Além de ceder o local para realização das avaliações, a secretaria municipal de Esporte e Lazer, disponibilizou equipe e equipamento no intuito de proporcionar aos jogadores as condições necessárias para o bom andamento do evento. De acordo com o secretário de Esporte e lazer, Filipe Bittencourt, é fundamental esse apoio da prefeitura ao futebol da cidade para poder resgatar e incentivar o esporte em Maricá. “A ideia da secretaria e do prefeito Fabiano Horta é incentivar o futebol na cidade. Nós queremos resgatar essa tradição perdida e por isso vamos apoiar todos os clubes que a cidade possui, seja clube amador ou profissional”, disse o secretário. “É isso que nós estamos fazendo aqui. Vamos estimular os clubes ligados ao futebol assim como estimularemos outros esportes”, ratificou o secretário Geral e de Governo, Renato Machado.

As peneiras devem continuar nos próximos dias. Na sexta-feira (17/03), será realizada mais uma tarde de avaliações para a categoria Juvenil/Sub-20. As inscrições começam no mesmo horário, as 13h, e duram até 45 minutos após seu inicio. Já no sábado (18/03), as inscrições começam bem mais cedo, as 07h30min, e as vagas são para a categoria profissional. Alertamos que o candidato que já realizou avaliação no dia 16/03 não poderá se apresentar novamente.