Alunos de escola em São Bento da Lagoa assistem teatro sobre educação no trânsito - Foto: Katito Carvalho

Com o objetivo de conscientizar jovens e crianças sobre a importância de se adotar medidas de segurança no trânsito, a Prefeitura de Maricá lançou uma revista especial Coquetel “Basta de Acidentes”.

Os exemplares estão sendo distribuídos em ações teatrais de orientação sobre o trânsito, realizadas pelas pastas de Cultura, Educação e de Segurança, Ordem Pública e Trânsito. “Até o mês de setembro, todas as escolas da rede municipal da cidade vão receber o espetáculo da trupe ‘Andarilhos do Novo Tempo’, formada por atores maricaenses especialmente para este projeto”, contou o coordenador de teatro da Secretaria de Cultura, Álvaro Ferreira.

A edição especial traz caça-palavras, jogo dos erros e dominox que abordam o conceito de um trânsito mais humano, estatísticas de acidentes no Rio de Janeiro, a importância da prevenção de acidentes com o respeito às leis de trânsito e as consequências para quem não segue as normas. “A criança assimila as informações com mais facilidade e acaba transmitindo esse conhecimento para os adultos. O contato com este material e com iniciativas como esta é muito importante para eles”, afirmou Rosana Luís de Azevedo Nogueira, diretora da Escola Municipal São Bento da Lagoa, em Itaipuaçu, que recebeu a atividade nesta quinta-feira (10/08).

Aluno do 4º ano, o pequeno Brian de Jesus Moreira Alves, de 11 anos, falou sobre a experiência. “Achei muito legal. Aprendi que temos que olhar para os dois lados antes de atravessar a rua e que temos que falar para os nossos pais respeitarem a lei”, finalizou o estudante.