Orientadores de trânsito e guardas municipais ficarão espalhados para orientar os condutores -Foto: Marcos Fabrício

O MariCarnaval 2018 deverá atrair à cidade uma quantidade de foliões maior que a dos últimos anos. De acordo com a Secretaria de Turismo de Maricá, a expectativa é que passem pela cidade cerca de 700 mil pessoas a partir desta quinta-feira (08/02), quase cinco vezes o número de habitantes e, de longe, o segundo maior público da folia na região metropolitana, atrás apenas da capital fluminense. Para receber este grande público, diversos órgãos da Prefeitura prepararam esquemas especiais de atendimento para quem quiser curtir os 16 palcos e três trios elétricos que vão garantir a animação.

Trânsito – As ruas do entorno da Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, serão interditadas da mesma forma que em outros eventos. O esquema de trânsito terá duas opções de entrada e outras duas de saída da cidade.

Pela avenida principal, o motorista deverá entrar pela Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, seguir até a rotatória da Mumbuca, virar à direita na Rua Joaquim Eugênio dos Santos, e no final dela virar à esquerda na Rua Dr. Milton de Souza Pacheco até a Praça do Condomínio Costa do Sol. Contornar e pegar a primeira à direita na Rua Alberto Rangel, depois a Rua Fernando Henrique Assumpção até a rotatória da Prefeitura. Seguir a Avenida Prefeito Odenir da Costa para acessar as praias.

No Flamengo, a chegada será pela Avenida Roberto Silveira, virando à esquerda no semáforo e seguindo pela Rua Soares de Souza (antiga Rua Ary Espíndola) para, no final, pegar a Rua Clímaco Pereira.

Se quiser sair de Maricá pelo mesmo caminho, a opção é seguir pela Rua Padre Arlindo Vieira, virar à direita na Rua Clímaco Pereira, na rotatória virar à esquerda na Rua Soares de Souza, seguindo até o semáforo com a Avenida Roberto Silveira, e virar à direita sentido Rodovia Amaral Peixoto.

Para utilizar a Rua Ribeiro de Almeida (cuja mão de direção foi invertida recentemente), quem vem da rotatória do Hospital pela Rua Domício da Gama vai virar na segunda à direita (Rua Fúlvio Chebabe Guida), depois virar na primeira à esquerda (Rua Adelaide de Souza Bezerra) em direção à Praça Mario Augusto Byron. Depois é virar à esquerda na Rua Prof. José Di Giorgio e seguir pela Rua Carlos Rangel, depois virar à direita na Rua Ribeiro de Almeida sentido Praça Conselheiro Macedo Soares, onde terá a opção de seguir pela Av. Roberto Silveira sentido Flamengo (Rod. Amaral Peixoto) ou pela Rua Abreu Sodré sentido Av. Ver. Francisco Sabino da Costa até a RJ-106.

A saída pelo Parque Eldorado será a partir da rotatória próxima à Prefeitura, seguindo em direção à Rua Fernando Henrique Assumpção. Após isso, o motorista deve virar na primeira à direita (Rua Coronel Aloisio Costa e Silva), virar à direita (Rua Pref. Hilário e Silva), depois virar na primeira à esquerda (Rua Homero Queiroz da Silva), seguir até a Rua Joaquim Eugênio dos Santos, virar à direita até a rotatória onde deverá seguir em direção à saída da cidade pela Av. Ver. Francisco Sabino da Costa. Em todos esse locais, a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Maricá usará sinalização provisória e orientadores de trânsito para melhor acessibilidade dos motoristas.

Segurança – O mesmo órgão também é responsável pela segurança pública e preparou também um grande esquema para todos os locais onde houver shows. Diariamente vão atuar 100 guardas municipais, 200 agentes de segurança e 150 controladores de trânsito, além de 100 policiais do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis). As guarnições contam com o apoio de 30 viaturas, reboques e rádios de comunicação, além dos recém inaugurados módulos de segurança que policiam as principais entradas da cidade. Todo o aparato será somado ao efetivo da 6ª Companhia da PM.

Limpeza – As secretarias de Conservação e de Obras vão atuar juntas para garantir a limpeza de todos os locais. No total, o ‘bloco da vassoura’ terá 900 componentes e inicia seu ‘desfile’ já nas primeiras horas da manhã diariamente. As ações incluem a lavagem das calçadas da igreja de Nossa Senhora do Amparo, da Praça Orlando de Barros Pimentel e a manutenção dos banheiros químicos, além da varrição das ruas e outras praças. Também estão previstas ações na orla da cidade, com lixeiras colocadas nas areias das praias.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here