Alunos de Maricá melhoram desempenho no Provinha Brasil

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O secretário Marcos Ribeiro comemorou o bom desemprenho dos alunos no Provinha Brasil - Foto Paulo Polônio

Das sessenta turmas que fizeram as provas em abril e novembro desse ano,  41 melhoraram o seu desempenho

 A secretaria de Educação de Maricá realizou uma série de eventos no decorrer desse ano, juntamente com a equipe pedagógica, com o objetivo de implantar um novo sistema de ensino para qualificar melhor os alunos de 5 anos da educação infantil. O município vem, desde 2009, analisando um sistema que reforce o aprendizado, visando atender cerca de 1.100 crianças da educação infantil e agregar ainda mais qualidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela secretaria de educação.

Um dos focos desse trabalho é direcionado para melhorar o desempenho dos alunos de Maricá no Provinha Brasil em 2011.  Esse programa do Governo Federal foi criado em 2008 como um instrumento de avaliação que tem por objetivo possibilitar a realização de um diagnóstico do nível de alfabetização das crianças das redes públicas de ensino após um ano de escolaridade. A prova é aplicada aos alunos matriculados no segundo ano de escolarização em dois momentos: no início e no final do ano letivo.

“Terminamos esse mês a análise dos resultados das turmas do 2º ano do Ensino Fundamental que participaram da Provinha Brasil. Constatamos, após análise dos resultados recebidos, que do total de 60 turmas, oito tiveram queda em relação a primeira Provinha, seis mantiveram a mesma nota e 41 tiveram crescimento em seus rendimentos. Após um ano de intenso trabalho com esses professores e alunos, tivemos a certeza que nosso esforço foi compensado, pois tivemos crescimento significativo em relação a segunda prova, realizada em novembro”, explica Iracema Miranda, Coordenadora de 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental.

 Os gestores públicos e professores usam o Provinha Brasil para medir o nível de alfabetização dos alunos logo no começo do processo de aprendizagem permitindo, assim, intervenções com vistas à correção de possíveis insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita.

“É de suma importância que para 2011 continuemos realizando um trabalho pedagógico direcionado ao alcance de melhores resultados no processo de alfabetização em nossas escolas. E que a equipe pedagógica da Secretaria de Educação e as escolas consigam, juntas, alcançar uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) que é a completa alfabetização dos alunos até  8 anos de idade”, garante o secretário de Educação, Marcos Ribeiro.