Maricá adota novo apoio no final da educação infantil

0
944
Subsecretario de educação, Luiz Claudio, e representantes do Sistema Aprende Brasil

Parceria com o Grupo Positivo vai atender cerca de 1.100 crianças da educação infantil, e visa qualificar melhor os alunos com idade de 5 anos.

A Prefeitura de Maricá firmou uma parceria com Sistema de Ensino Aprende Brasil, do Grupo Positivo, para atuar no Projeto de Educação Infantil do município, que visa qualificar melhor os alunos com idade de 5 anos. Todo material didático que será usado nesse processo já está sendo entregue nas escolas. O projeto vai atender cerca de 1.100 crianças da educação infantil e agregar ainda mais qualidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela secretaria de educação.

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece uma coordenação pedagógica regional, que auxilia os gestores educacionais no processo de implementação do Sistema na região, oferecendo atendimento às demandas educacionais específicas da localidade, orientando e participando de reuniões com coordenadores e diretores das escolas, professores e comunidade educativa. Os profissionais que irão trabalhar com esse sistema, também receberão treinamento no decorrer desse ano. A primeira capacitação acontece no próximo dia 16, no Esporte Clube Maricá, no Centro.

Desde o ano passado, o município de Maricá vem analisando um sistema que reforce o aprendizado dos alunos da educação infantil. O foco da Secretaria de Educação é melhorar o desempenho dos alunos no Provinha Brasil. Esse projeto do Governo Federal tem o objetivo de realizar o diagnóstico do nível de alfabetização das crianças da rede pública de ensino, após um ano de escolaridade. Uma prova de português é aplicada no início e no final do ano letivo, onde oferece a oportunidade dos professores fazerem uma avaliação de quanto o aluno progrediu ao longo do ano.

“Temos dois anos para trabalhar esse sistema com os alunos. No ano que vem, acredito que já apareçam bons resultados. Mas no final de 2013, com certeza, teremos resultados bens melhores que temos hoje no Provinha Brasil”, explica o subsecretário de Educação Básica, Luiz Claudio da Silva.

Melhor Desempenho – As turmas do 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Maricá, que participaram da Provinha Brasil em 2010, melhoraram bastante o seu desempenho. Das sessenta turmas que fizeram as provas em abril e novembro desse ano, 41 melhoraram o seu desempenho. Segundo Iracema Miranda, Coordenadora de 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental, esse crescimento é fruto do intenso trabalho dos professores e alunos no decorrer do ano. O objetivo da Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação é atingir uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) que é a completa alfabetização dos alunos até 8 anos de idade.
 
Provinha de Matemática – Em agosto deste ano, escolas da rede pública do país vão receber a primeira Provinha Brasil de Matemática. Desde 2008, o Ministério da Educação (MEC) produz, imprime e distribui a Provinha Brasil de Língua Portuguesa. Em ambas, a aplicação pelas escolas não é obrigatória. Em 2012, as redes de Ensino receberão as duas provas no começo do primeiro e no final do segundo semestre.