Maricá participará da 3ª Conferência Regional dos Direitos do Idoso

A Casa da 1ª a 3ª Idade participou da festa junina

O ConselhoMunicipal do Idoso de Maricá, órgão paritário do município, participará da 3ªConferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontecerá no dia 25 dejulho, na Universidade Estácio de Sá, em Cabo Frio. Três representantes, um domunicípio e dois da sociedade civil, representarão Maricá. Diversosmunicípios das Baixadas Litorâneas estarão presentes. Maricá faz parte dacomissão organizadora, e fretará um ônibus para levar oficineiros de arte,alunos de Dança do Ventre e o grupo Alegria de Viver, que se apresentará com ocoral e quadrilha caipira.

Estatuto do Idoso

Segundo asubsecretária municipal de Políticas do Idoso em Maricá, Denise Fortes, um dosrepresentantes do Conselho na 3ª Conferência, o encontro será uma oportunidadede ampliação da discussão e divulgação dos direitos da pessoa idosa, nem semprerespeitados. “O Estatuto do Idoso é de 1º de outubro de 2003, mais recente doque o ECA, mas nem por isto menosimportante. A privação de direitos é um tipo de violência comum contra o idoso,e acontece tanto fora quanto de casa, e precisa ser combatida. Felizmente amentalidade está mudando e a pessoa idosa já não se vê como rejeitada. EmMaricá, a Casa da 1ª a 3ª Idade oferece atividades físicas, esportivas,culturais e sociais, que já é referência na região. A autoestima desenvolve opotencial e o rendimento do idoso, que passa a se ver novamente como cidadão, útil e atuante”, comentou.