Começa a corrida à Internet gratuita em Maricá

0
2593
Para ter acesso direto, basta estar dentro da área de abrangência da rede wi-fi

Já passa de 500 o número de pessoas inscritas no programa Maricá Cidade Inteligente, lançado pela prefeitura com o objetivo de oferecer à população acesso gratuito à internet. Desse total, 466 já estavam conectados à rede até o dia 21 de julho.

Para ter acesso direto, basta estar dentro da área de abrangência da rede wi-fi, que é de 400 metros das hotzones estabelecidas pela prefeitura, conectar o sinal Prefeitura Net e seguir as instruções do login de cadastro que aparecem na tela.

Localizadas em Itaipuaçu, Inoã e Centro, as hotzones são as seguintes: Praça Orlando de Barros Pimentel, Praça Conselheiro Macedo Soares e Paço Municipal (Centro), USF Jardim Atlântico 1 e 2 (Itaipuaçu) e Escola Municipal Marquês de Maricá, também em Itaipuaçu. A próxima zona a ser instalada será em São José do Imbassaí.

Os principais objetivos do programa Maricá Cidade Inteligente são a democratização do sinal e a interligação dos diversos setores municipais, como secretarias, postos de saúde e escolas públicas, com reais benefícios para o cidadão e modernização dos serviços públicos. Já estão interligados 49 prédios públicos.

A fase atual do Maricá Cidade Inteligente é de credenciamento efetivo: o usuário cadastra sua senha, que é vinculada ao MAC do computador (número de identificação do equipamento), que vai possibilitar sua idenfiticação e localização no momento do acesso, evitando que poucos continuem “pegando” toda a banda. Isso significa democratização na distribuição do sinal gratuito da rede wireless municipal.

"Com o projeto, a prefeitura investe para incluir Maricá entre as cidades que usam a moderna tecnologia da rede sem fio como poderoso instrumento de modernização e inclusão social", disse o prefeito Washington Quaquá sobre o projeto.