Novos projetos vão mudar o visual de Araçatiba

0
2038
Muda de pau-brasil é plantada por estudantes

Bairro está tendo calçadão recuperado e vai ganhar dois espaços de convivência

 
Um dos bairros mais freqüentados por turistas e moradores de Maricá começa, aos poucos, a receber uma série de melhorias que vão levar, além de qualidade de vida aos moradores, uma série de atrativos que vão torná-lo mais agradável. Nas duas pontas do calçadão que margeia a lagoa de Araçatiba, serão erguidos locais de convivência que deverão reforçar o interesse turístico do bairro.

O primeiro passo, porém, é garantir a circulação de um dos espaços mais procurados por praticantes de atividades físicas na cidade. Parte do calçadão que foi danificada pelas chuvas de abril de 2010 está sendo recuperada. O trecho desta etapa será de 700 metros e faz parte do pacote emergencial de prevenção aos efeitos da chuva, cuja verba foi liberada pelo Ministério da Integração Nacional, sendo o restante contemplado numa segunda fase a ser licitada, com recursos próprios do município.

Dos dois espaços e serem erguidos, o primeiro deve ser o mirante que ficará na grande curva na Estrada do Boqueirão, que terá uma ligação com o calçadão. De acordo com a Secretaria Municipal de Assuntos Federativos, o espaço deverá ter uma extensão de cerca de 80 metros e inclui a instalação de arcos, bancos, iluminação e arborização.

“Será um projeto que vai valorizar bastante aquele lugar já tão privilegiado pela natureza. Temos certeza que a transformação vai agradar bastante à população”, garantiu o arquiteto Francisco Lameira, responsável pelo projeto, orçado em cerca de R$ 150 mil (recursos próprios). A licitação está prevista para o dia 22 de agosto.

O outro projeto de urbanização inclui a construção de um deck de madeira e a substituição do piso do trecho inicial do calçadão, na altura dos prédios do Ministério Público e do Fórum de Maricá. As obras, cujo projeto cumpre a tramitação legal para entrar em licitação, vão até o antigo mirante onde havia a estátua do Padre Anchieta.