Festival de Futebol comemora sucesso de projeto de esporte e lazer em Maricá

0
780

 

Um festival de futebol de salão e um aulão de dança marcam hoje a confraternização de fim de ano do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC), que oferece oficinas gratuitas de futsal, basquete, jazz, balé, basquete e tapeçaria, entre outras atividades. As comemorações, abertas à população, estão sendo realizadas no Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola, no Flamengo.

Pela manhã, meninos inscritos nas oficinas de futsal disputaram partidas. Entre eles, Jhonatas de Souza, de 12 anos, que sonha com um futuro promissor como jogador profissional de futebol. "Nas aulas eu aprendi a jogar de verdade e conheci amigos. Aprendi a chutar com a perna direita, o que eu não sabia antes", revela.

Realizado em parceria com o governo federal, o Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC) tem duração de um ano (vai até agosto de 2012) e é voltado para todas as idades. De acordo com o coordenador, Paulo Chicão, o objetivo é suprir a falta de opções esportivas e culturais em regiões carentes.

Muitas vezes, mães ou avós trazem as crianças para as oficinas e acabam entrando em uma outra, como a de tapeçaria, por exemplo. Tínhamos casos de crianças em depressão que hoje estão inseridas no grupo, felizes. Nas oficinas também trabalhamos a questão do zelo com o patrimônio público, ensinamos os alunos a cuidar dos espaços utilizados – explicou.

O programa funciona em dois núcleos (no Flamengo e em São José do Imbassaí) e em seis subnúcleos, entre associações de moradores, igrejas e clubes parceiros que cedem seus espaços para as atividades. Para participar, é preciso fazer a inscrição diretamente na Secretaria de Esportes ou em um dos núcleos. Mais informações pelo telefone 2637-2052 (ramal 244).