Competição de Lançamento de Chumbo agita Barra de Maricá

0
1033
Objetivo deste esporte diferente é lançar o chumbo de 120g, que fica na ponta do anzol, o mais longe possível

Uma competição diferente promete atrair a atenção dos moradores de Maricá neste domingo (04/02). Trata-se do Campeonato Estadual de Arremesso Limitado, que reúne 20 atletas de três clubes – Veneno, de Maricá, e Barracuda e Tubarões, do Rio – na Barra de Maricá, entrada de Guaratiba. Com uma vara de pescar, os atletas (muitos são pescadores) trocam o peixe no anzol por pedras de chumbo, que pesam 120 gramas. O objetivo é arremessar o objeto o mais longe possível.

Cada competidor arremessa três vezes e vence aquele que conseguir a melhor média de distância. A primeira etapa do Estadual é disputada nas categorias masculino (18 a 50 anos), feminino (a partir de 18 anos), juvenil (menores de 18 anos), máster (50 a 60) e sênior (acima de 60). O campeonato é promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e organizado pela Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos (CBPDS).

As próximas etapas também acontecem em Barra de Maricá nos dias 27 de maio, 16 de junho e 1º de setembro. Segundo o presidente da confederação, Eduardo Braconyr, os atletas que se destacarem na edição estadual poderão integrar a seleção brasileira que vai lutar pelo terceiro título do Sulamericano de Pesca e Lançamento. A competição acontece em novembro, no Chile.