Equipamentos são instalados para montagem da nova ponte da Mumbuca

0
1054
Vigas serão alinhadas para receber as peças pré-moldadas que darão forma à nova ponte

A montagem da nova ponte da Mumbuca, iniciada em março, entrou nesta semana em sua fase crucial. A equipe da empresa responsável pela obra iniciou a preparação para que sejam instaladas as vigas de concreto que vão dar sustentação ao piso da via. Os pesados equipamentos que vão alinhar e fixar a estrutura pré moldada estão sendo montados e o trabalho deverá durar entre quinze e vinte dias.

Para esta operação, a Secretaria de Obras de Maricá informou que o trânsito terá de ser interrompido na altura da rotatória onde se encontram a Avenida Francisco Sabino da Costa e as ruas Abreu Sodré e Abreu Rangel. A providência, que será comunicada em tempo hábil, é necessária em razão da manobra para alinhamento das quatro vigas, com 32 metros de extensão cada.

Após esta etapa, serão colocados os chamados tabuleiros, que vão compor o piso da ponte epor onde vão passar as faixas de rolamento de veículos e os chamados ‘guarda-corpos’ laterais, destinados aos pedestres.

Depois de alguns meses de espera, o trabalho recebeu sinal verde após a concessionária de energia elétrica Ampla iniciar a retirada dos fios e cabos da rede que abastece o bairro da Mumbuca e parte do centro da cidade. O remanejamento foi necessário para possibilitar a movimentação do maquinário no local.

A nova ponte da Mumbuca terá cerca de 4,20 metros de altura, dez centímetros a menos que a antiga peça, que foi retirada do local em dezembro, após ficar interditada ao trânsito de veículos desde as chuvas de abril de 2010, quando teve sua estrutura comprometida por causa das enchentes. A intervenção está sendo executada com recursos da verba emergencial de R$ 10 milhões, liberada no ano passado pelo Ministério da Integração Nacional e gerida pelo governo do Estado, responsável também pela contratação da empresa.