Fórum de Saúde Mental acontece nesta sexta-feira

0
770

O 2º Fórum Municipal de Saúde Mental de Maricá ocorre nesta sexta-feira (13/7), às 17h, na Primeira Igreja Batista, no Centro, em frente aos Correios. Criado pela Secretaria de Saúde através do Programa de Saúde Mental, o fórum tem como objetivo agregar os diversos atores do setor para discutir as políticas públicas sobre o tema. Trata-se de um dispositivo permanente criação de ideias, reflexões, diretrizes e caminhos a serem percorridos no sentido de ampliar a Rede de Saúde Mental em nosso município. 

“As políticas públicas em saúde mental, hoje em dia, vêm sendo implantadas dentro de uma perspectiva intersetorial e multidisciplinar, já que extrapolam a área da saúde e, por isso, devem ser focadas junto com a área social, política e educacional, entre outras”, ressalta Alan Christi, coordenador de Saúde Mental de Maricá.

Christi destaca a necessária participação de diversas áreas governamentais – incluindo os três poderes – ONGs, instituições do terceiro setor, grupos políticos, ideológicos, religiosos, científicos e da sociedade em geral. “É muito importante o engajamento de todos nas questões que envolvem a saúdemental em nosso meio”, diz. 

Além de promover o fórum, o Programa de Saúde Mental de Maricá mantém uma rede de serviços para atender os pacientes portadores de transtorno ou sofrimento psíquico. Veja abaixo:

 

CAPS Psiquiatra Leila Maria Barbosa – trata e acolhe pacientes adultos com transtornos mentais graves em sistema ambulatorial. Em parceria com a Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) possui um núcleo especial para suporte a pacientes dependentes químicos,ns Rua Clímaco Pereira 241, no Centro. De segunda asexta-feira, das 8h às 18h. Tel.: 2637-6830.

Ambulatório de Saúde Mental – Serviços de psiquiatria e psicologia para todas as idades. O atendimento geral é feito no prédio anexo ao hospital. De segunda a sábado, das 8h às 17h. Tel.: 3731-2139.

Núcleo Itaipuaçu I – PSF Barroco

Núcleo Itaipuaçu II – PSF Jardim Atlântico

Núcleo São José – Posto de Saúde de São José

Projeto de Desinstitucionalização – Uma equipe multidisciplinar acompanha pacientes de Maricá internados em Hospitais Psiquiátricos pelo Estado do Rio de Janeiro. Promovem assim a construção de projetos terapêuticos para esses indivíduos, visando reduzir o tempo de internação, promover a manutenção dos laços sociais e familiares e o possível retorno ao convívio sócio-familiar no território de origem.

Enfermaria de Estabilização em Saúde Mental – A Enfermaria Nise da Silveira é um projeto piloto em fase de implantação e que irá funcionar na Emergência do Hospital Municipal de Maricá a fim de dar suporte clínico de urgência/emergência especializado aos pacientes em crise/surto, e também a pacientes dependentes químicos em articulação com o atendimento padrão do hospital. A equipe de atuação é multidisciplinar.

Saúde Mental nas Escolas – Projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação para oferecer suporte às escolas frente à crescente demanda de saúde mental no meio escolar.