Ponte da Barra de Maricá começa a ser montada

1923
Quatro vigas de 35 metros de extensão cada foram colocadas no primeiro trecho da ponte de Barra

O primeiro trecho da ponte de Barra de Maricá começou a ser montado na manhã desta sexta-feira (03/08). Quatro vigas – com 30 toneladas e 35 metros de extensão cada – foram posicionadas no local, que vai da faixa de areia até os primeiros pilares, no acesso pelo cruzamento da Avenida Central com a Rua João Joaquim da Costa. Operários da Premag, empresa contratada pela prefeitura, utilizaram dois guindastes e dois caminhões na operação.

De acordo com a Premag, as quatro vigas do segundo trecho da ponte serão colocadas a partir de segunda-feira (06/08). Após esta etapa, serão instaladas as placas que servirão de piso. Quarenta e cinco funcionários trabalham na construção da ponte, que terá 172 metros de extensão e integrará os bairros Guaratiba, Cordeirinho, Bambuí e Ponta Negra com o Centro.

A operação é semelhante a que foi realizada para montagem da ponte da Mumbuca. Cada caminhão é carregado com uma viga e leva a peça em marcha à ré até a cabeceira da ponte. Guardas municipais orientaram os motoristas e o trânsito foi feito no sistema pare e siga, para que as carretas realizassem as manobras com segurança.

Cada pilar da ponte da Barra de Maricá terá cerca de 6,90 metros de altura e o vão central (sob o qual ficará o futuro canal com vazão controlada por comporta, para renovar a água das lagoas), terá 32,5 metros de comprimento. A prefeitura pretende ainda urbanizar o entorno da nova estrutura, com colocação de calçamento, instalação de quiosques, postes, lixeiras e bancos, além do plantio de árvores.