Ponte da Mumbuca já recebe asfalto

0
1161
A pista completada, restando alguns detalhes

Desde às 8h do úiltimo sábado (11/08), quinze operários, uma pá mecânica e um rolo compressor, limpavam e aplainavam o piso da nova Ponte da Mumbuca. A obra, em fase final de conclusão,  recebeu três caminhões de asfalto impregnado  com betume e compactado. A nova ponte tem 90 m2 de área com 4,20 metros de altura, piso de concreto e asfalto, quatro vigas de 32 metros, guarda-corpos, e calçadas laterais com meio-fios de proteção (mais altos), para pedestres e ciclistas, e via de mão dupla para o trânsito.

A parte de finalização da obra ainda depende de alguns ajustes, como a substituição dos postes e dos equipamentos da Ampla que margeiam a construção. Em seguida a área será toda preparada por técnicos da secretaria de Transportes, para o ordenamento do trânsito no local e nas proximidades. Só quando esta etapa for concluída haverá a liberação definitiva ao tráfego normal de carros e pedestres.  

O entorno terá rampas de acesso, gramado e há previsão para a instalação de um bicicletário público. A ponte foi construída com o repasse de R$ 10 milhões do Ministério da Integração Nacional, para obras emergenciais, gerido pelo Governo do Estado, responsável pela contratação da empresa.  Já as obras do entorno estão sendo realizadas com recursos do próprio município.

O garçom Marcus Vinícius, 33 anos, quatro filhos, trabalha no Rio e está concluindo o Ensino Médio. Seu filho mais velho estuda na E.M. Joaquim Eugênio, na Mumbuca. “Com a ponte vou ganhar tempo e segurança para agilizar minha vida”, garantiu. Já a assistente financeira Zeni Vieira, 49 anos, mora há seis anos no bairro. “Demorou, mas valeu. Finalmente, vamos sair da lama”, completou, fazendo alusão também ao asfaltamento das ruas do bairro. Os benefícios da reabertura dessa passagem são gerais. Fátima Ramalho, recepcionista, mora em Itapeba e usa o bairro da Mumbuca como atalho para o centro. “Assim como eu, centenas de pessoas usam esse caminho diariamente. A nova ponte vai ser muito útil para todo mundo”, disse.