Jogos amistosos em Maricá marcam intercâmbio de futebol entre Brasil e Japão

0
1096
Intercâmbio cultural através do esporte marca visita de japoneses a Maricá.

Pela segunda vez uma equipe de futebol juvenil do Japão visitou Maricá para um intercâmbio com atletas locais. O time do Chiba SoccerClub, de Tóquio, realiza uma excursão pelo país e passou pela cidade nesta terça-feira (14/08), quando participou de dois jogos amistosos contra garotos da escolinha de futebol D&T, do Esporte Clube Maricá. O encontro teve o apoio das secretarias municipais de Educação e Turismo.

Antes das partidas, que terminaram com uma vitória para cada lado, houve uma pequena cerimônia em que as duas equipes entraram em campo com as bandeiras de ambos os países e também do estado do Rio e de Maricá. Houve ainda a execução dos hinos nacionais. Após o treino da manhã, os 23 meninos com média de idade de 14 anos assistiram a uma apresentação de um grupo de capoeira e, à noite, disputaram uma partida de futebol de salão no bairro Ponta Grossa.

Os meninos japoneses retornaram a Maricá pelas mãos de um carioca que tem uma casa em São José de Imbassaí. Pedro Carlos Ribeiro da Cunha tem 48 anos e há 16 vive no Japão, onde é casado com uma japonesa. As visitas da equipe acontecem há cerca de 10 anos, sempre no período de férias escolares dos jogadores.

“O que mais encanta a eles no futebol brasileiro é a força física, a raça e a ginga dos nossos jogadores. Eles sempre gostam muito de vira qui”, revela Pedro, acompanhado dos técnicos Kenichi Miyashita e MichioSakuri. O craque do time é o volante Ono Kenji, de 14 anos, que disse ser fã do meia espanhol Iniesta e do atacante brasileiro Neymar.

Para o treinador da escolinha D&T, Thiago Gonçalves, o intercâmbio é importante para ambos os lados e a receptividade que a equipe do Chiba teve na cidade foi exaltada por todos. “É algo que eles vão lembrar sempre e acho que nossos garotos devem também aprender com eles, principalmente no que diz respeito à disciplina que eles têm”, ressaltou.