Mais de 1260 crianças terão creche pública em 2013

0
1156

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Maricá e o Governo Federal vai ampliar o número de creches no município. Segundo a secretária de Educação, Marta Quinan, em 2013 as localidades de Bosque Fundo (Inoã) e Marinelândia (Cordeirinho) começarão o ano letivo atendendo um total de 240 crianças em período integral. Até março, o bairro de Itaipuaçu também será beneficiado com 120 vagas.

A construção dos prédios e todo o mobiliário é de responsabilidade do Governo Federal, através do Projeto Pró-Infancia. A Prefeitura vai arcar com as demais despesas, inclusive a contratação de pessoal. A Coordenadora de Educação Infantil, Sônia Freire, descatou a importância das creches nestes locais. “Apresentamos um estudo de demanda que incluiu, por exemplo, crianças em risco social que estavam fora da escola. Vimos a necessidade de instalação de uma creche no local e o projeto foi aprovado pelo Ministério da Educação”, explicou. O Superintendente de Projetos e Programas Especiais, Rodrigo Moura, acresenta que a previsão é a de que, até 2016, o município tenha mais 10 instituições de ensino construídas por meio do Programa Pró-Infancia, o mesmo que garantiu a vinda das três novas creches que começam a funcionar na cidade em 2013. “Nossa meta são mais 10 creches até o final do próximo governo. Estamos realizando estudos de demanda para enviar ao MEC”, afirmou.

Ainda segundo Rodrigo, os professores que vão atuar nesses locais passarão por treinamento especializado, com metodologia específica para lidar com as crianças. “Todos os profissionais serão capacitados e esta capacitação começa na entrada do funcionário na creche”, finalizou.

Maricá atende hoje 905 crianças com até cinco anos em oito creches criadas com recursos próprios e o número de beneficiados chegará a 1.265 com a abertura das três novas unidades. Todas as creches foram implantadas durante o governo Washington Quaquá.