Maricá realiza evento em homenagem ao Dia da Enfermagem

Em homenagem ao Dia da Enfermagem, comemorado mundialmente no dia 12/05, a prefeitura de Maricá realiza, no dia 28/05, a 7ª Semana da Enfermagem.  Apesar do nome, o evento ocorre apenas em um dia, das 9h às 17h, na Associação Médica de Maricá, na  Travessa Clímaco Pereira, 327 – próxima ao Posto de Saúde Central.  Direcionado aos enfermeiros e técnicos de enfermagem, o encontro tem inscrições abertas até o dia 20/05, na subsecretaria de Atenção Básica, pelo telefone (21) 2634-7965 ou no endereço da subsecretaria, na Avenida Roberto Silveira, 46 – 2º andar.

De acordo com a subsecretária Claudia Rogéria de Lima Souza, o objetivo da reunião é oferecer qualificação profissional, além de oferecer orientações. A programação começa às 9h, com o “Blitz da Saúde”, espaço destinado à saúde dos enfermeiros. Serão realizados exames clínicos e preventivos nas mulheres e apresentadas dicas com foco na qualidade de saúde do trabalhador.  Às 10h, será feita a abertura solene, e, às 10h30, o início das oficinas com a apresentação dos coordenadores dos programas na área da saúde.

Às 11h, a coordenadora do Centro de Diagnóstico e Tratamento, Andréa Figueiredo apresentará palestra sobre a História da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro. Às 11h30, o coordenador municipal do Programa de Educação em Saúde falará sobre o Processo de Trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), seguido da apresentação da coordenadora municipal de Saúde Bucal, Márcia Serafim, sobre a equipe de odontologia em ações nas escolas. Às 12h30, a enfermeira da Unidade de Saúde da Família (USF) de Guaratiba, Francine Cardoso, discorrerá sobre Insulinoterapia, tratamento do diabetes via insulina.

Na parte da tarde, às 14h, a enfermeira Valéria Cristina Silva, do Programa de Saúde Mental, abre a programação falando sobre o papel da enfermagem no processo de saúde mental em emergência. Em seguida, a subsecretária municipal de Atenção Básica, a ginecologista Claudia Rogéria de Lima Souza tratará do pré-natal de alto risco, a enfermeira da Unidade de Saúde da Família de Ubatiba, Cristiana Farias Mathias, fará a palestra “Integralidade das Ações de Saúde na Comunidade” e  a coordenadora municipal do Programa da Saúde do Trabalhador, Mara Epifânio, falará de doenças ocupacionais. Depois, será  a vez da coordenadora municipal de Epidemiologia, Fernanda Splitz, com o tema “Vigilância Epidemiológica – Notificação” e da coordenadora municipal da Estratégia de Saúde da Família, Rosangela Noronha, com a Estratégia de Saúde da Família. Encerrando o evento, às 17h, estarão disponíveis serviços de massoterapia e fisioterapia laboral para os profissionais que tiverem interesse.