Maricá incentiva atividade física no Dia do Desafio

0
720
Maricá incentiva atividade física no Dia do Desafio

O Dia do Desafio, evento de incentivo à prática regular de exercícios físicos, programou uma série de atividades em Maricá nesta quarta-feira (29/05), das 7h  às 18h. Realizado em todos os países das Américas anualmente na última quarta-feira de maio, o desafio é promovido pelo SESC e terá o apoio da secretaria municipal de Esportes. Qualquer pessoa pode participar.

Segundo o secretário de Esportes, Leonardo Souza, as atividades serão  realizadas em praças, escolas, academias, sempre com objetivo de propor que as pessoas quebrem a rotina e adotem um estilo de vida mais ativo em benefício da saúde. “Não é preciso inscrição e não há contraindicação", afirma o secretário. Segundo Leonardo, vale praticar qualquer tipo de exercício físico, como caminhada, ciclismo, alongamento, corrida, gincanas e jogos, aulas de dança, ginástica, hidroginástica, judô, capoeira, karatê, jiu-jitsu, natação, atletismo, futebol, basquete, vôlei, entre outros.

Criado no Canadá durante um rigoroso inverno, em 1983, o Dia do Desafio é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade sediada na Alemanha. Em 1995, o projeto foi realizado pela primeira vez no Brasil. Municípios do mesmo porte estabelecem uma espécie de competição amigável proposta pelo projeto, para que cada município mobilize o maior percentual de pessoas em relação ao total de habitantes. Pelo regulamento, Maricá, que possui 127 mil habitantes, foi sorteada eletronicamente para disputar com o município de Chia, na Colômbia, com aproximadamente 110 mil moradores. As cidades inscritas são distribuídas em sete categorias.Em 2012, Maricá conseguiu mobilizar 12.228 pessoas, segundo dados do SESC.