Prefeitura e Grande Rio promovem baile de máscaras e apresentam fantasias do desfile de 2014

0
851

A Prefeitura de Maricá, através da secretaria municipal de Turismo e Lazer, realizou na última sexta-feira (06/09) um Baile de Máscaras para apresentar à população so protótipos das fantasias de trinta alas da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio – que no Carnaval do próximo ano contará na avenida os 200 anos de história de Maricá. A Acadêmicos do Grande Rio, três vezes vice-campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, defenderá em 2014 o enredo “Verdes Olhos sobre o mar no caminho: Maricá”, do carnavalesco Fábio Henrique.

Cerca de mil pessoas prestigiaram o evento. O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, a primeira dama Rosangela Zeidan, o presidente da Grande Rio, Nilton Perácio, a procuradora geral da Prefeitura de Maricá, Inês Pucello, e o secretário de Turismo, Amaury Vicente, coordenador geral do evento, estavam na plateia.

O público aplaudiu muito os modelos das fantasias, que entraram na passarela respeitando a sequência do enredo. As passistas e a bateria de Mestre Ciça também animaram o público. Entre as inspirações para as fantasias, episódios históricos e símbolos culturais da cidade, como a “Doação das Sesmarias”, “Cartas Náuticas”, “Índios Guaranis”, “Fiéis”, “Expedicionários (Darwin e os Insetos), “Agricultores”, “Pescadores”, “Bordadeiras do Espraiado e “Turistas e Banhistas”, entre outros elementos que poderão ser vistos na passarela do samba.

O presidente da agremiação, Nilton Perácio, reforçou no evento o apoio da Prefeitura de Maricá à escola. “Procuraremos todo o possível para representar da melhor forma o município na Sapucaí. São 3.800 componentes de Caxias e outros municípios, entre eles cerca de 300 maricaenses, que vão suar com todo amor. Temos muita garra e traremos o título de 2014 para a Grande Rio e para Maricá, com certeza”, declarou.

Destino turístico

O prefeito Washington Quaquá destacou que Maricá está dando um salto de qualidade na promoção turística da cidade ao se tonar samba enredo de uma das escolas do Grupo Especial do Carnaval carioca. “O Carnaval do Rio de Janeiro é o maior evento do mundo. E a cidade vive um momento especial, atraindo investimentos como o Porto de Jaconé e o Complexo Turístico São Bento da Lagoa por exemplo. Não tenham dúvida de que depois desse Carnaval Maricá verá um aumento no fluxo de turistas”, declarou o prefeito. “Vamos todos acompanhar com entusiasmo o desempenho de Maricá e da Grande Rio na avenida e na TV”, completou.

O secretário de Turismo, Amaury Vicente, destacou que a cidade já entrou no clima da escola e que a reação do público às fantasias foi a melhor possível. “No fim do evento as pessoas vieram contar que ficaram emocionadas com algumas peças”, declarou Amaury, que lembrou ainda a participação de dois maricaenses na disputa pelo samba-enredo para o desfile da Grande Rio sobre a cidade. “Estamos com o Claudinho Guimarães e Pedrinho na disputa.”, disse.

Romila Azevedo, de 73 anos, estava na plateia com amigos e elogiou a apresentação das fantasias. “Apoiamos esse carnaval sobre a cidade e estamos torcendo para ser um desfile bonito”, disse.