Prefeitura de Maricá entrega reforma da escola municipal de Santa Paula

0
1212
A secretária destaca que as escolas da rede estão sendo ampliadas para oferecer melhores condições de ensino para os alunos

A comunidade escolar de Santa Paula compareceu nesta quarta-feira (18/09) à inauguração das obras de ampliação e reforma da E.M. Osdevaldo Marins da Matta, a 24ª unidade escolar beneficiada pelo pacote de obras da atual administração na rede municipal de ensino. Pais, alunos e funcionários prestigiaram a cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-prefeito e professor Marcos Ribeiro e a secretária municipal de Educação, a professora Marta de Mello Quinan.

Com recursos próprios e do Governo Federal, por meio do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), o investimento foi de 1,19 milhão, seguindo os custos da tabela da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop-RJ). As melhorias incluíram a construção de quadra poliesportiva coberta e vestiários, pintura geral, reforma dos banheiros, substituição de pisos, cobertura do playground, colocação de novos ventiladores e de quadros brancos nas salas de aula, substituição de janelas, portas e esquadrias, troca das instalações elétrica e hidráulica e novo sistema de drenagem de águas fluviais. Fundada em 1996, a unidade atende 539 alunos da creche ao nono ano do Ensino Fundamental e conta com 76 funcionários. 
 
"Nossa prioridade é modernizar todas as escolas antes de construir outras", declarou vice-prefeito
 
Representando o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, o vice-prefeito ressaltou o compromisso da atual administração de apenas construir novas escolas quando todas as atuais unidades forem reformadas. “Nossa filosofia é primeiro garantir a melhor infraestrutura e o melhor ensino possível nas escolas que já estão em funcionamento, para depois investirmos em novas unidades”, declarou, acrescentando que os investimentos da atual administração no bairro não se restringem à escola. “Teremos em breve mais ruas asfaltadas, a reforma do posto de saúde e a construção de uma creche municipal”, enfatizou.
 
A secretária municipal de Educação falou sobre a importância da ampliação de mais esta unidade. "Há anos, a comunidade do bairro desejava a ampliação dessa unidade. E, hoje, esse sonho foi alcançado. As escolas da rede estão sendo ampliadas e modernizadas para que possamos atingir a meta pedagógica de oferecer melhores condições de ensino para nossos alunos”, ressaltou Marta Quinan.
 
À frente da direção da escola há nove meses, a diretora Allini Guimarães possui uma longa história com a unidade. “Fui alfabetizada e estudei por muitos anos aqui e agora o meu filho é aluno dessa mesma escola. Essa ampliação é uma conquista mais do que merecida de nossa comunidade”, destacou Allini. Ainda segundo a diretora, a nova quadra poliesportiva será aberta para a comunidade no período noturno e nos fins de semana. “Iremos fazer um cadastro para permitir o uso do espaço. Considero o esporte um importante meio de integração e socialização dos jovens. A escola não apenas transmite conhecimento como também deve ser um espaço acolhedor do aluno e da família”, acrescentou.
 
Com mais de 26 anos dedicados ao magistério na escola, a diretora adjunta, Rita Marins de Azevedo, agradeceu a iniciativa da prefeitura em reformar a unidade. “Eu participei da construção de cada pedacinho dessa escola. Vi histórias de vida sendo formadas aqui e hoje me orgulho muito de fazer parte de mais esse importante capítulo”, frisou.

Pais e alunos comemoram ampliação
Sabrina Figueiredo, mãe de Andrew da Silva, de 10 anos, considera que a reforma da unidade contribui para melhorar o aprendizado das crianças. “A escola está maior, mais clara, alegre e isso estimula a participação do aluno”, afirmou Sabrina, que considera fundamental a participação dos pais nas atividades realizadas na escola para acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos.

A aluna do 7º ano Jeniffer Graças, de 13 anos, estuda na escola desde a Educação Infantil. “A reforma trouxe mais espaço para podermos estudar e até brincar”, declarou. Já para o aluno do 9º ano, Daniel Britto da Costa, de 14 anos, a grande conquista foi a construção da quadra de esportes. “Agora temos um lugar para jogar queimado e vôlei”, destacou. Já para Gabriel Guimarães, de seis anos, e aluno do primeiro ano, o lugar preferido é o novo parquinho infantil.

O vereador Ademilton Diniz, conhecido como Tatai, também acompanhou a cerimônia e recordou a época em que Santa Paula não tinha escola e os alunos tinham que estudar em outro bairro. “Moro aqui há 43 anos e hoje sou represente legítimo da nossa comunidade na câmara. Quero pedir para que todos cuidem com carinho desse espaço”, declarou Tatai.
 
Em menos de um mês, esta é a terceira escola reinaugurada pela Prefeitura após obras de melhorias. No último dia 30/08, foi entregue a ampliação da E.M. Carlos Magno Legentil de Matos, no Centro; e no último dia 06/07, foi a vez da E. M. Alfredo Nicolau da Silva Júnior, no Bairro Marques de Maricá.