Secretaria de Fazenda e SEBRAE capacitam servidores e microempresários

Oficinas práticas têm como objetivo aumentar a participação de empresas locais nas compras públicas

A secretaria municipal de Fazenda, em parceria com o SEBRAE, está realizando esta semana um treinamento com servidores da Prefeitura e com empresários e comerciantes locais. O objetivo dos encontros – que começaram nesta terça (24/09) e seguem até quinta-feira (26/09) é promover o aumento da participação de micro e pequenas empresas da cidade no fornecimento de bens e serviços nas compras efetuadas pela administração municipal.

Realizadas na Universidade Severino Sombra, no Centro, pelo consultor de Políticas Públicas do Programa de Compras Governamentais do SEBRAE, Altair de Souza, as oficinas são voltadas para servidores ligados aos setores de administração, compras e comissões de licitação, além de responsáveis e donos de estabelecimentos de diferentes áreas na cidade (Tecnologia da Informação, Artes Gráficas, Materiais de Construção, Têxtil, Turismo e Segurança, por exemplo).

“Estamos abordando não apenas em linhas gerais, mas com exemplos práticos, as medidas que prefeituras e empresários podem adotar para que essa relação se torne mais efetiva e eficiente”, declarou Altair. “A lei que estabeleceu o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte permite tratamento diferenciado, cotas e outras vantagens para fortalecer a competitividade desse grupo em licitações”, informa o consultor do SEBRAE. “Nossa missão é tornar tudo isso mais transparente e aumentar os casos de sucesso no cotidiano das cidades”, completa.

Sabina Lux, proprietária da Lux Turismo – agência de viagens que tem mais de sete anos de funcionamento em Maricá – está entre as participantes das oficinas. Ela destacou a importância dos empresários adquirirem os conhecimentos técnicos necessários. “Eu e vários colegas temos total interesse em conhecer os detalhes da administração pública. Muitas vezes o dono do negócio quer participar de uma licitação, mas por desconhecimento, ele não  enxerga os entraves que a sua empresa vai enfrentar”, declara Sabina. “A questão da documentação é a mais comum”, opina a empresária, para quem “toda informação é bem vinda”.

O treinamento faz parte do programa Compra Mais, uma iniciativa do SEBRAE e do Governo do Estado.