Diretor de documentário sobre Jango libera exibição pelo Cineclube Henfil

0
276
Documentário sobre o ex-presidente João Goulart será exibido em dezembro no Cineclube Henfil de Maricá

O assessor de projetos da Secretaria de Cultura de Maricá, Manoel Lago, voltou do lançamento do DVD do filme “Dossiê Jango”, ocorrido nesta terça-feira (15/10) na livraria da Travessa, em Ipanema, com um presente do diretor Paulo Henrique Fontenelle. Impressionado com o trabalho desenvolvido pela equipe do Cineclube Henfil na cidade, Fontenelle autorizou a exibição do documentário, sobre a vida do ex-presidente João Goulart, no espaço.

“Conversei com o filho do Jango, João Vicente, com Paulo Henrique e com os roteiristas Paulo Mendonça e Roberto Farias para explicitar o que tem sido feito no cineclube e vi que gostaram", conta Manoel. Ainda segundo o assessor, “todos fizeram questão de autografar o DVD comprado para ser parte do acervo do Cineclube Henfil de Maricá”.

O documentário, que recebeu vários prêmios, já tem mês agendado para ser exibido na Sala Darcy Ribeiro da Casa de Cultura. Segundo o subsecretário Zola Xavier, será em uma das quartas-feiras de dezembro. "É quando o Cineclube completa um ano de existência”, afirma Zola.

“Dossiê Jango” traz à tona o conturbado período em que o ex-presidente João Goulart viveu no exílio e as nebulosas circunstâncias de sua morte. Foi escolhido como o Melhor Documentário pelo Júri Popular do Festival do Rio 2012, Melhor Longa Metragem na 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes – 2013, também pelo
Júri Popular, e Melhor Documentário pelo Júri Oficial e Popular do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM 2013).