Espetáculo sobre alimentação saudável será realizado para alunos nesta segunda-feira

Espetáculo sobre alimentação saudável será realizada para alunos nesta segunda-feira

Abordando, de forma divertida e criativa, a importância da alimentação e hábitos saudáveis, será realizado na segunda-feira (28/10), o espetáculo educativo “Viver com Saúde na Escola”, em duas sessões, às 11h e às 14h, no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro. Inserida como parte da programação da Festa Literária de Maricá (Flim), a apresentação é fruto da parceria entre a Prefeitura de Maricá, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, a ONG Projeto Legal (que desenvolve projetos sociais na área da defesa, promoção e controle dos direitos humanos, especialmente de crianças e adolescentes) e a Fundación Mapfre, responsável pela parte social do grupo MAPFRE (empresa seguradora espanhola presente em 44 países nos mercados de seguros, resseguros e assistência da América Latina).

Por meio de atividades lúdicas, a peça, durante uma hora de duração, ensina às crianças diversas dicas para viver com saúde. Dentre alguns tópicos, os alunos vão aprender a origem dos componentes da dieta alimentar, entenderão a importância da prática de exercício físico diariamente, conhecerão os grupos alimentares e irão preparar um café da manhã saudável destacando sua importância como primeira alimentação para o desempenho das funções diárias.

Esse espetáculo faz parte do Programa “Viver com Saúde” de um dos cinco institutos especializados da Fundación Mapfre – o Instituto de Prevenção, Saúde e Meio Ambiente. A iniciativa desempenha um importante papel nas áreas de informação, formação e pesquisa, além de promover a segurança, a educação e a cultura da população. O objetivo específico deste programa é ensinar e disseminar hábitos de vida saudáveis, com foco na alimentação dos alunos das escolas da rede pública.

Em 2012, o Programa “Viver com Saúde”, implantado em 2010, como projeto piloto, desenvolveu uma grande ação de mapeamento dos hábitos nutricionais nos estados de São Paulo e Minas Gerais e também a capacitação de 306 professores de 31 municípios mineiros e paulistas, promovendo o envolvimento das 211 escolas participantes e beneficiando 13.476 alunos.