Pedala Maricá, projeto que resgata o ciclismo na cidade, acontece nesta quinta-feira

0
859
Pedala Maricá, projeto que resgata o ciclismo na cidade, acontece nesta quinta-feira

Com objetivo de resgatar a prática do ciclismo em Maricá, a secretaria municipal de Turismo realiza nesta quinta-feira (28/11), a partir das 19h, o projeto Pedala Maricá, um passeio de bicicleta em grupo por diversas ruas do centro da cidade. A edição dessa semana é especial e contará com a presença do Papai Noel. A concentração é na Praça Conselheiro Macedo Soares (praça da secretaria de Turismo), no Centro. O projeto será realizado todas as quintas-feiras.

O percurso, de aproximadamente uma hora de duração, não é exigente e proporciona condicionamento físico, equilíbrio e alívio do estresse. O projeto é recomendado para pessoas de qualquer idade. Os menores de 14 anos devem estar acompanhados do pai ou responsável.

Segundo um dos organizadores do Pedala Maricá, Patrick Martins, a intenção é não só conscientizar a população sobre o uso da bicicleta como meio de transporte eficiente e ambientalmente correto, mas principalmente mostrar os benefícios à saúde em geral que traz. “Com as facilidades da vida moderna, o sedentarismo ganha cada vez mais espaço no dia a dia, gerando ou agravando problemas. Manter uma dieta equilibrada e introduzir a atividade física na rotina são premissas básicas para ficar longe das doenças”, destacou Patrick, alertando da importância do uso de capacete, joelheira e cotoveleira. “É recomendável utilizar esses acessórios no passeio, mas permitiremos que os ciclistas que não possuam esses artefatos também integrem o grupo”, acrescentou o organizador. A intenção é reunir 50 ciclistas e o grupo contará com apoio de agentes da Guarda Municipal, da Defesa Civil e da secretaria municipal de Transportes.

O ciclismo é uma atividade rítmica e cíclica, ideal para desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico.  Em termos de saúde, estimula o sistema cardiovascular dos praticantes, sendo indicado por médicos especialistas para desenvolvimento de resistência de força muscular das pernas e como ótimo exercício para queima de gordura corporal. A média é de 400 calorias perdidas por hora (para uma mulher com 60 quilos).

Itinerário do projeto:
19h – concentração na saída da Praça Conselheiro Macedo Soares;
– Rua Ribeiro de Almeida seguindo pela Domício da Gama até a Alferes Gomes; 
– Avenida Nossa Senhora do Amparo até a Rua Péricles Ferreira (entre a igreja e a praça), entrando na Rua Barão de Inoã e virando na Rua Antônio V. Sobrinho;
– Rua Dr. Milton de Souza Pacheco, virando na Rua Joaquim E. dos Santos (Rua do Charque);
– Rua Abreu Sodré, fazendo o retorno na Praça Zeni Marins, seguindo pela Rua Abreu Sodré;
– Rua Antônio Eduardo, subindo a Rua Amadeu Pugliese, seguindo a Avenida Francisco Sabino da Costa, chegando a Praça Orlando de Barros Pimentel.
 
10 motivos para você pedalar já
1. Emagrece
Andar de bike é um exercício aeróbico, portanto queima calorias. O valor exato varia de acordo com o peso, a altura, a idade e o ritmo de cada pessoa. A média é de 400 calorias por hora (para uma mulher com 60 quilos).

2. Aumenta o fôlego
Quando você mexe o corpo, todo o organismo, especialmente os músculos, pede por oxigênio, que é o catalisador que transforma a glicose em energia. Aí os pulmões são obrigados a trabalhar mais rápido para garantir o suprimento dessa substância e a expulsão do gás carbônico (o resultado tóxico da reação). Quem pedala, habitua os pulmões a essa sobrecarga.

3. Deixa as pernas torneadas
A musculatura dessa região é bem solicitada durante a pedalada. Resultado: coxas firmes e panturrilhas trabalhadas. O aumento de massa muscular, no entanto, é discreto – nada que se iguale a um treino de musculação. Mas, como andar de bicicleta também queima o excesso de gordura, a definição fica evidente.

4. Exercita a cabeça
O momento em que você está em cima da bike é aquele em que as grandes ideias surgem. Esse fato tem tudo a ver com o exercício. Fazer uma atividade aeróbica regular gera uma melhora significativa da memória e de outras habilidades mentais. Porém, isso regride quando você para de se exercitar.

5. Economiza dinheiro
Ao trocar o carro pela bicicleta, você diminui o gasto com combustível o que contribui para a saúde de sua conta bancária.

6. Alivia o stress
Como qualquer outro exercício, pedalar estimula a produção de endorfina, neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar. Ou seja: ao final da pedalada, você vai ganhar uma tremenda disposição para enfrentar o dia-a-dia.

7. Ajuda a salvar o planeta
Um dos gases responsáveis pelo efeito estufa é o dióxido de carbono (CO2). E a maior parte dele vem da queima de combustíveis. Quando presente na atmosfera, esse gás forma uma barreira, impedindo que a radiação solar refletida pela superfície da Terra volte para o espaço – criando, assim, o efeito de uma estufa. Com isso, as temperaturas do ar, dos oceanos e dos lagos aumentam e as funções dos ecossistemas começam a mudar. Segundo especialistas, já existe um volume de CO2 na atmosfera que vai afetar a nossa vida por mais de 100 anos. Ao andar de bicicleta você não lança dióxido de carbono, ajudando a reduzir as concentrações do gás e deixando o planeta menos poluído.

8. Previne doenças
Quem pedala mantém o organismo ativo e não deixa que vários mecanismos enferrujem. Você fica resistente a várias doenças, como osteoporose e problemas cardíacos.

9. Dribla os congestionamentos
A bicicleta é o segundo meio de transporte mais rápido nas grandes cidades na hora do rush, perdendo apenas para a moto. Mas é preciso ficar atenta às normas de segurança para circular no meio do trânsito.

10. Facilita conhecer a cidade
Presa dentro do carro, você nem imagina quanta coisa bacana é possível encontrar nas ruas e avenidas da região onde mora. Sentada na bicicleta, além de sentir aquele vento gostoso no rosto, que dá sensação de liberdade, seu campo de visão se amplia e você consegue visualizar melhor o ambiente.