Prefeitura prepara abertura emergencial da Barra de Maricá

0
1225
Com a previsão de fortes chuvas continuarem a cair sobre a região de Maricá nos próximos dias, a Prefeitura vem monitorando o nível das lagoas do município e, caso a precipitação continue intensa, já prepara a abertura emergencial do canal da Barra de Maricá, como foi feito durante os temporais de 2010.  Para se ter uma ideia do quadro atual, a precipitação prevista para a cidade nesta terça-feira (11/12) era de 27 mm e a registrada chegou a 51 mm, ou seja, quase o dobro.

A operação, caso seja necessária, será realizada em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente, que fará nesta quinta-feira (12/12) uma avaliação de batimetria (profundidade) da lagoa e do mar nas proximidades de onde foi construída a nova ponte da Barra. O estudo permitirá que se estabeleça o nível ideal para que a passagem seja aberta sem que haja prejuízo ambiental – se a maré estiver muito elevada, a abertura pode fazer com que a água entre em vez de permitir o escoamento da água da lagoa

Da parte do município, a secretaria municipal de Obras já implementou uma ação em paralelo, acelerando a preparação dos acessos à nova ponte da Barra, para que o tráfego não seja interrompido caso haja necessidade de ser aberta a passagem. Neste caso, equipamentos como retroescavadeiras e guindastes com pás serão acionados. O cálculo é que o processo de abertura – que será feito de forma lenta – demore em torno de dois dias no mínimo, de forma a se obter o melhor resultado com o máximo de segurança ambiental. Equipes da prefeitura também estão monitorando os níveis dos rios que abastecem o complexo lagunar.