Cineclube Henfil apresenta a comédia nacional “Vai trabalhar, vagabundo” nesta quarta

0
354
Sessão gratuita será exibida às 19h, na Casa de Cultura (foto), que fica na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro

O Cineclube Henfil de Maricá apresenta nesta quarta-feira (12/02) mais um filme embalado por trilha sonora do poeta Chico Buarque de Holanda. A partir das 19h, o projeto da secretaria municipal de Cultura exibe a comédia "Vai Trabalhar, Vagabundo" (1973 – Brasil), primeiro filme dirigido pelo ator Hugo Carvana. A apresentação é gratuita e acontece na Casa de Cultura (Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, Centro). Haverá distribuição de senhas 30 minutos antes da sessão.

A música, composta em parceria com Roberto Menescal, foi feita especialmente para o filme de mesmo nome. O longa nacional ganhou três prêmios de Melhor Filme – Festival de Gramado, em 1974; Prêmio Air France e Festival de Taormina (Itália), em 1973. A obra ainda venceu o Festival de Messina (Itália), na categoria Melhor Música e recebeu o prêmio Coruja de Ouro do Instituto Nacional de Cinema, além de ter participado do Festival de Cannes (França), em 1974.

Com 105 minutos de duração, "Vai Trabalhar, Vagabundo" conta a história de Dino (Hugo Carvana), um ex-prisioneiro que quer aproveitar a liberdade revendo os velhos amigos e namoradas. Ele se recusa a trabalhar e, ao saber que o local onde jogava sinuca está em baixa, elabora um plano que fará com que o maior confronto da história da malandragem carioca, entre Babalu (Nelson Xavier) e Russo (Paulo César Pereio), aconteça mais uma vez. Só que Russo está internado em um hospício, enquanto Babalu deixou a sinuca após se casar com Vitória (Rose Lacreta). Nada que Dino, com sua lábia, não possa resolver.

Ainda nesse mês, o Cineclube Henfil apresenta outras duas obras com músicas assinadas por Chico Buarque: "Ópera do Malandro" (19/02) e "Quando o Carnaval Chegar" (26/02).