Cineclube Henfil exibe filme sobre os índios do Xingu

0
453
Documentário é sobre os povos indígenas do Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso

O Cineclube Henfil de Maricá exibe nesta quarta-feira (30/04) o último filme da programação "O Brasil não conhece o Brasil", que neste mês apresenta histórias emblemáticas das cinco regiões do país. A partir das 19h, o projeto da Secretaria Municipal de Cultura apresenta "Xingu – A Terra Mágica" (1984 – Brasil), documentário sobre os povos indígenas do Parque Nacional do Xingu, representando o Centro-Oeste do país. Após o filme, o diretor de fotografia Lula Araújo palestrará sobre o tema. O evento é gratuito e os interessados precisam chegar 30 minutos antes para garantir uma senha de acesso.

Dirigido pelo jornalista Washington Novaes, o curta-metragem, com 40 minutos de duração, mostra características marcantes de traços tradicionais de cinco grupos indígenas no Mato Grosso: Waurá, Kuikuro, Yawalapiti, Metuktire e Panará. Durante dois meses, o diretor registrou o cotidiano dos índios, seus hábitos, crenças, mitos e tradições.

Esse mês, o Cineclube Henfil levou ao frequentador da Sala Darcy Ribeiro, da Casa de Cultura, o contato com histórias emblemáticas do Sul, Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Thiago Cardoso, coordenador do projeto, explica que o tema do desconhecimento do Brasil surgiu após perceber que "a maioria das pessoas não conhece a história do próprio país e mesmo do próprio lugar". Foram exibidos "Gaijin" (representando o Sul), "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (Nordeste), "Edifício Master" (Sudeste) e "Soldados da Borracha" (Norte).

A Casa de Cultura fica na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, Centro.​