Educação comemora "Semana da Alimentação Escolar" com palestras em dez bairros de Maricá

0
775
Palestra na E.M. Darcy Ribeiro contou com 100 participantes

Para marcar o início da Semana da Alimentação Escolar 2014, que constitui importante estratégia para a promoção da alimentação saudável, a Secretaria Municipal de Educação iniciou na última sexta-feira (17.06) uma série de palestras em escolas da rede pública. Ao todo, dez bairros da cidade integrarão o roteiro de atividades, que esse ano tem foco no tema "Regulação da publicidade de alimentos para criança: uma questão de cidadania". As ações seguirão até o dia 15/07, com duas apresentações por dia (uma de manhã e a outra à tarde).

A E.M. Darcy Ribeiro, em Inoã, foi o primeiro "polo educacional", assim chamado pela secretaria, a receber a ação. Com a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre pais e alunos, a comunidade assistiu atenta a informação transmitida pelos palestrantes presentes, que contou com a ajuda da professora de Ciências Janilda Pacheco da Costa. "Achei importante realizar esse trabalho com os meus alunos. Através disso, eles conseguiram entender que uma alimentação não saudável influencia diretamente na nossa saúde", ressaltou a professora, que atua na E.M. Darcy Ribeiro há 15 anos. Além da palestra, os participantes puderam se pesar, verificar medidas, circunferência abdominal e calcular o IMC.

De acordo com a coordenadora de nutrição da secretaria, Lourice Soares, a proposta é fomentar o debate sobre as formas de produção de alimentos. "Precisamos conscientizar os pais quanto ao valor nutricional de produtos industrializados voltados para o público infantil e adolescentes. O foco é naquele cujo marketing possui forte apelo, introduzindo a ideia de um benefício que, frequentemente, não corresponde à realidade", explicou.

Para o aluno Lucas Nascimento Moura, de 14 anos, a experiência foi muito construtiva. "Com esse trabalho, estou vendo o quanto comemos de gordura nos alimentos e o quanto isso influencia na minha saúde. A partir de agora, pretendo fazer uma alimentação mais saudável", garantiu. A secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, comemorou o sucesso do primeiro dia do evento, que se estendeu ao polo de Itaipuaçu. "Percebemos que os pais se interessaram bastante com os temas abordados. Nosso objetivo é que as crianças tenham uma alimentação saudável dentro e fora do ambiente escolar, por isso é importante o comparecimento dos pais nas palestras que vamos realizar ao longo da semana", declarou.

As atividades continuam nesta terça-feira (01/07), no polo de São José de Imbassaí (CAIC Elomir Silva), às 9h30, e no Centro (CEM Joana B. Rangel), às 14h. Na quinta-feira (03/07), é a vez do polo Praia (E.M. Lúcio Thomé) receber a ação, às 9h30. À tarde, no mesmo dia, o polo de Ponta Negra (E.M. Amanda Peña) será beneficiado. Já no dia 11, as escolas municipais Osdewaldo da Matta, às 9h30, no polo Spar, e Marquês de Maricá, às 14h, no polo Cajueiro, participaram do projeto. O encerramento da Semana de Alimentação Escolar será em Ubatiba, às 9h30 (E.M. Benvindo Taques Horta) e no Caju, às 14h (E.M. Antonio Rufino).