Ruas do bairro Colinas são preparadas para asfaltamento

Secretaria de Obras fez o trabalho de terraplanagem e compactação com pó de pedra nas ruas Coleiro, Avinhado e Saíra

O bairro Colinas, que pertence ao 1º Distrito de Maricá, receberá em alguns dias asfalto. As vias estão sendo preparadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras, que já fizeram o trabalho de terraplanagem e compactação com pó de pedra nas ruas Coleiro, Avinhado e Saíra. A previsão de conclusão das obras é de dois meses.

Cerca de nove quilômetros ganharão asfalto. A localidade, que oferece uma das mais bonitas vistas panorâmicas da cidade, tem saída para três bairros diferentes pela RJ-106, Flamengo e Pedreiras. Segundo moradores, a pavimentação das ruas facilitará o acesso às casas e o deslocamento para a rodovia e para o Centro. Geovani Biancardi, de 49 anos, mora na Rua dos Avinhados há 14 anos. Pai de duas filhas (uma de 17 anos e outra de 14), ele elogiou o trabalho. "O asfalto traz mais comodidade e segurança. Tenho filhas em idade escolar e sei o quanto isso vai melhorar para elas. A maioria dos moradores daqui está agradecendo pelo asfalto. O que foi prometido está se cumprindo. Temos que reconhecer e valorizar o que é positivo. A cidade está mudando muito e para melhor", declarou. Demerval Ferraz de Almeida, de 65 anos, morador da Rua Saíra, no alto do bairro, também se mostrou satisfeito com a melhoria. Para ele, o asfalto vai valorizar a região de maneira geral. "Agora, estamos vendo trabalho. Com as coisas melhorando, a família se agrega mais", disse.

A Prefeitura trabalha constantemente para reduzir o passivo histórico de décadas de falta de urbanização em um município com 362 km² de área e mais de 1000 ruas. Até o início desta gestão só 69,1 km de vias eram pavimentadas. Entre 2009 e 2013, a atual administração asfaltou 134 km de ruas, sendo 82,5 km somente no ano passado. Este ano, de janeiro a maio, a Prefeitura já pavimentou 64,4 km de vias. A previsão é bater a meta de 270 km de ruas asfaltadas em todo município até o final deste ano.