Capacitação para profissionais do "Mais Médicos"

0
527
Médicos participaram de palestra sobre pré-natal, com obstetra e ginecologista Claudia Souza

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, na tarde desta quinta-feira (03/07), a primeira capacitação com os médicos que integram o programa "Mais Médicos", do governo federal. A palestra foi conduzida pela obstetra e ginecologista Claudia Souza, que falou sobre pré-natal. Na ocasião, a secretária de Saúde, Fernanda Spitz, que acompanhou o encontro, declarou que a ideia é contribuir para a adaptação dos médicos e para uniformizar o atendimento à população. "Esse treinamento é contínuo, para que eles conheçam o perfil da nossa clientela", garantiu.

A médica Claudia Souza informou aos presentes que outras áreas serão discutidas, já que os profissionais têm formação generalista. "Hoje o assunto é pré-natal, mas não vamos deixar de lado as outras áreas da saúde, como cardiologia, pediatria, obstetrícia com ginecologia e clínica médica. Nos encontros serão abordados o pré-natal de baixo risco, alto risco, hipertensão, diabetes e outros", exemplificou.

A médica cubana Madeleinys Monterrey Cuni elogiu a iniciativa da Secretaria de Saúde e acredita que, com as aulas, será possível adquirir mais conhecimento para tratar melhor a gestante. "Hoje, recebemos um conhecimento mais profundo de como fazer o atendimento e tratamento. Isso é muito bom. Queremos que tudo dê certo", disse. Para Cassandra Renault, médica brasileira que se formou em Cuba, a importância está na prevenção de doenças e na promoção da saúde. "Com essa capacitação, temos a possibilidade de ter um conhecimento maior e específico, para melhorar a qualidade da gestação da paciente, para  diminuir a mortalidade materna e também no pós-parto do filho, visto que trabalhamos na comunidade".

No total, Maricá recebeu 12 médicos que fazem parte do programa do governo federal. Dez já estão com registro e atuam nas unidades de saúde de Bambuí, Bairro da Amizade e Barra. O médico uruguaio está na unidade de São José II. Mumbuca recebeu uma médica espanhola e duas médicas brasileiras que se formaram em Cuba estão nos postos de Ubatiba e Espraiado. Além deles, três médicos brasileiros do programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) migraram para o "Mais Médicos" e estão atendendo em Santa Paula, Inoã II e Recanto. Atualmente, dois médicos cubanos aguardam o registro para iniciar o trabalho na cidade. Ao recebê-los, os profissionais irão integrar as equipes de saúde dos bairros Ponta Grossa e Guaratiba.