CRAS do Centro promove festa julina para usuários

0
387
CRAS do Centro promove festa julina para usuários

Através da Secretaria Municipal de Assistência Social, o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do bairro Centro realizou, na tarde desta terça-feira (29/07), a primeira festa julina da unidade, chamada carinhosamente pela equipe de Arraiá da Alegria CRAS, com a participação de funcionários e de usuários atendidos no local.  O CRAS Centro, localizado próximo ao Hospital Conde Modesto Leal, foi decorado com bandeirinhas coloridas e bambu e os funcionários se vestiram a caráter para recepcionar os convidados.

Durante a festa, várias atividades e brincadeiras foram desenvolvidas, como dança da laranja e pescaria. Foram servidas comidas típicas aos participantes, como caldo verde, cuscuz, canjica, bolos, cachorro quente e muitas outras guloseimas. Os destaques da festa ficaram por conta das apresentações das quadrilhas infantil e adulta. A primeira contou com a participação das alunas da oficina de ballet e a segunda com a animação dos usuários, familiares e funcionários.

Vestida a caráter, Clarice Rodrigues, de 44 anos e moradora de Guaratiba, frequenta a unidade há mais de dois anos. Para ela, é fundamental a realização de eventos que contribuam para a integração da equipe. "Aqui é uma extensão de minha casa. Já fiz muitos amigos aqui e pretendo continuar frequentando as oficinas que são oferecidas", declarou Clarice, que participa, atualmente, da oficina de corte de cabelo. Clarice, inclusive conta com a colaboração ativa de seu marido Carlos Eduardo Costa, de 54 anos, que a acompanha nos eventos e ainda é o modelo usado para as alunas do curso de corte de cabelo. "Já conclui o curso de panificação, mas, mesmo assim, faço questão de participar com a minha esposa. Isso me deixa muito feliz", afirmou Carlos.

Presente pela primeira vez na unidade, Maria Aparecida Chagas da Silva, de 57 anos, adorou a festa realizada e aproveitou para se inscrever na oficina de MDF. "Aqui é tudo muito animado e isso faz bem para a nossa vida", declarou Maria Aparecida, que também vai inscrever a neta de dez anos na oficina de ballet.

A coordenadora do CRAS Centro, Vera Serafim, ressaltou que um dos principais papéis da unidade é garantir a inclusão dos usuários. "Eventos como esse são fundamentais para o fortalecimento dos vínculos familiares. Essa é a hora de confraternizarmos, brincarmos e nos divertirmos", destacou a coordenadora, que está à frente da unidade desde a inauguração há, aproximadamente, dois anos e meio.

A subsecretária de Assistência Social de Maricá, Laura Maria Vieira da Costa, ratificou a importância de ações e atividades que envolvam os usuários, familiares e funcionários. "É imprescindível buscarmos a integração e o envolvimento da equipe com os usuários e seus familiares. E, hoje, estamos vendo o resultado desse trabalho. Parabéns a todos os funcionários do CRAS Centro pelos serviços realizados", declarou.

Serviços

O CRAS Centro possui 1.800 famílias acolhidas e cerca de 300 em acompanhamento. São oferecidos cursos gratuitos de MDF, biscuit, jardinagem, panificação, corte de cabelo, manicure, ballet e jazz. Também são organizados grupos de convivência, atendimentos psicossociais e visitas domiciliares. A equipe do CRAS Centro conta com dez funcionários (quatro assistentes sociais, dois psicólogos, três administradores e uma coordenadora).