Secretaria de Obras realiza drenagem em rua do Barroco, em Itaipuaçu

0
1054
Equipes instalam manilhas ao longo da Rua dos Narcisos. As peças escoarão as águas pluviais até o córrego próximo à esquina com a Rua 24

Mais uma localidade de Itaipuaçu está sendo beneficiada com um trabalho de drenagem, para solucionar problemas de alagamentos causados pelas chuvas. Desta vez, a intervenção ocorre na Rua dos Narcisos, no Barroco, principal centro comercial do bairro, onde equipes da Secretaria de Obras de Maricá instalam manilhas ao longo da parte lateral da via, que vão escoar as águas pluviais até o córrego próximo à esquina com a Rua 24. De acordo com o secretário Fernando Rodovalho, a nova rede vai receber o fluxo das ruas do entorno entre as lagoas da Costa Verde e de São Bento. Após o manilhamento, as vias serão asfaltadas.

Para os moradores da Rua dos Narcisos, a instalação da rede de drenagem traz um alívio depois de anos de transtornos. “Já passei muita dificuldade aqui por causa de chuva, lama e poeira. É bom ver que agora estão olhando por nós, pela nossa área”, comemorou a dona de casa Neide Maria Mendonça, que verifica diariamente o andamento das obras. “Me mudei de Ramos para cá há 14 anos por causa da violência e ficava triste com a pouca atenção que davam para cá. Agora, vejo algo de bom sendo feito de verdade”, reforçou ela.

Quem também ficou feliz com a intervenção foi o agente de saúde Marcos Antônio Alvarenga, de 48 anos. Morador de Icaraí, em Niterói, ele está de mudança para a rua nos próximos dias. “Quem vem para um lugar como Maricá busca qualidade de vida e tranquilidade. Essa rua precisava de uma obra assim e é bacana saber que estou vindo num momento em que a rua está melhorando”, celebrou.

Outras ações de drenagem em Itaipuaçu

Esta é a quinta ação de drenagem realizada em Itaipuaçu em pouco mais de um ano, todas em locais conhecidos por alagamentos. A primeira ocorreu no Parque Vera Cruz entre agosto de 2013 e maio deste ano. No local, uma grande obra de drenagem passou a escoar a água da chuva vinda de Itaocaia Valley até um córrego, no loteamento vizinho de Chácaras de Inoã. A ação foi complementada com o asfaltamento das ruas 1, 15 e 18.

Em agosto deste ano, duas outras regiões foram beneficiadas com intervenções semelhantes: Flamboyants e Jardim Atlântico Centro, que inclui a Rua 42 e seu entorno, na área entre a Avenida Carlos Marighela (antiga Estrada de Itaipuaçu) e o trecho inicial da Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um).

No fim de setembro, tiveram início as obras de macrodrenagem da Avenida Jardel Filho (antiga Avenida Dois) – via que começa no ponto onde termina a Rua dos Narcisos. As primeiras peças pré-moldadas começaram a ser instaladas no início deste mês. Com 4,9 metros de diâmetro, dois metros de altura e 8,5 toneladas de peso, os conjuntos formarão um canal capaz de escoar a água das chuvas em 70 vias no entorno no rio Bambu, que fica a poucos metros do local e onde ocorrerá o desague do fluxo. Em visita à obra, o prefeito Washington Quaquá classificou a intervenção como a maior do gênero já realizada no Jardim Atlântico.