“Pedala Maricá” nas ruas do Centro e em Itaipuaçu

0
678
“Pedala Maricá” nas ruas do Centro e em Itaipuaçu

A Secretaria de Turismo e Lazer de Maricá realiza o Pedala Maricá nesta quinta-feira (20/11), às 19h, no Centro, e no domingo (23/11), em Itaipuaçu, a partir das 9h. Com aproximadamente uma hora de duração, o projeto busca incentivar o ciclismo na cidade.
As duas edições do projeto contarão com a participação de, aproximadamente, 50 ciclistas, acompanhados por equipes da Defesa Civil e das secretarias municipais de Segurança Pública e de Trânsito e Transporte para garantir a segurança dos participantes.

Na quinta-feira, dia 20/11, os participantes sairão da Praça Conselheiro Macedo Soares e seguirão pelas ruas Ribeiro de Almeida, Domício da Gama e Alferes Gomes. O circuito urbano ainda seguirá pela Avenida Nossa Senhora do Amparo até a Péricles Ferreira, Barão de Inoã, Antônio V. Sobrinho, Dr. Milton de Souza Pacheco, Joaquim Eugênio dos Santos, Abreu Sodré e Praça Zeni Marins. Os ciclistas passarão também pelas ruas Abreu Sodré, Antônio Eduardo, Amadeu Pugliese e Avenida Francisco Sabino da Costa. A dispersão será na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel.

Já em Itaipuaçu, o projeto será realizado no domingo (23/11), a partir das 9h, com saída da Estrada de Itaipuaçu – São Bento da Lagoa. Os ciclistas seguirão pelo ainda Lote 3 quadra 31 (Ciclo Bike) – Barroco, pela Estrada Itaipuaçu, Avenida 1, ruas 34, 1, da Orla, voltando pela Avenida 1 e retornando para o CicloBike.

Projeto
A atividade é recomendada para pessoas de qualquer idade, no entanto, menores de 14 anos devem estar acompanhados de pai, mãe ou responsável. Quem tiver interesse em participar, não precisa se inscrever, basta comparecer na concentração com sua bicicleta e fazer parte do projeto.

De acordo com a Secretaria de Turismo, o objetivo do projeto é conscientizar a população sobre o uso da bicicleta como meio de transporte eficiente e ambientalmente correto, além de mostrar os benefícios à saúde em geral que traz. O ciclismo é uma atividade rítmica, ideal para desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico.  Em termos de saúde, estimula o sistema cardiovascular dos praticantes, sendo indicado por médicos especialistas para desenvolvimento de resistência de força muscular das pernas e como ótimo exercício para queima de gordura corporal. A média é de 400 calorias perdidas por hora.

O projeto teve início em janeiro de 2013, e além do Centro (berço do projeto), o Pedala Maricá já percorreu ruas de diversos bairros, como: Cordeirinho, Espraiado, Itapeba, Flamengo, Itaipuaçu e Barra de Maricá.