Saúde comemora Dia Mundial da Luta contra a Aids com ações em praça

0
295
Ação contra a Aids contou com um ônibus para a execução de testes rápidos

Em comemoração ao Dia Mundial da Luta contra a Aids, nesta segunda-feira (01/12), a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma série de atividades na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro, para conscientizar a população sobre a doença. A equipe do programa DST/Aids e Hepatites Virais executou o teste rápido de HIV, distribuiu material informativo e deu orientação. Além da praça, a ação ocorreu nos postos de saúde do município, exceto o da Mumbuca e Barroco.

“Todo ano realizamos esse evento. Hoje, com uma estrutura bem melhor, conseguimos um ônibus com dois consultórios. Além disso, quase todas as unidades estão fazendo os testes e a intenção é num futuro próximo descentralizar e manter os exames de HIV nos postos, visando o diagnóstico precoce do usuário”, informou a coordenadora do programa, Claudia Rodrigues.  “A estimativa é de que mais de um milhão e meio de pessoas sejam reagentes ao HIV no mundo e não sabem qual é a sua situação sorológica. A gente pede que, independentemente da religião, usem preservativos. A vida é única”, alertou.

A subsecretária de Atenção Básica, Claudia Souza, aproveitou para fazer algumas recomendações às gestantes. De acordo com ela, muitas grávidas só descobrem que são portadoras do vírus após exames de rastreamento durante o pré-natal. “É de grande importância o exame de rastreamento fora do período gestacional e para toda a população também. Outro cuidado é evitar a amamentação, no caso de mãe com HIV, pois essa também é uma forma de transmissão ao bebê. Para que a produção do leite se interrompa no pós-parto imediato, a paciente toma os medicamentos específicos ainda na maternidade”, explicou.

A secretária municipal de Saúde, Fernanda Sptiz, lembrou que a Prefeitura tem investido na capacitação dos profissionais, com treinamento de aconselhamento, acolhimento, diagnóstico e biossegurança. Ela ainda declarou que em breve todos os postos de saúde do município estarão realizando os testes rápido de HIV. “Após meses de treinamento e preparação, colocaremos o teste rápido em todos os postos de saúde. Mais uma conquista para nossa população. A Secretaria Municipal de Saúde está fazendo o SUS acontecer com qualidade e equidade para todos”, finalizou.

A equipe do programa DST/Aids/Hepatites virais estará com o ônibus da saúde, para realizar os exames de HIV, na Segunda Parada Gay de Maricá, prevista para ocorrer no dia 14/12, a partir das 9h, na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro.