Cineclube Henfil exibe “A Felicidade não se Compra” nesta quarta

Cineclube Henfil exibe “A Felicidade não se Compra” nesta quarta

Em homenagem ao Natal, o Cineclube Henfil de Maricá, projeto da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta nesta quarta-feira (10/12) o clássico natalino “A Felicidade não se Compra” (It’s a Wonderful Life), do cineasta italiano naturalizado americano Frank Capra. O filme, em preto e branco, é um dos longas americanos mais lembrados durante as festividades de Natal. A sessão é gratuita e é realizada a partir das 19h, na Casa Digital, no Centro da cidade.

Produzido em 1946, o filme, com mais de duas horas de duração, narra a história de um candidato a anjo que, para ganhar suas asas, recebeu a missão de ajudar um valoroso empresário que, em virtude de grave problema financeiro, provocado por desonesto banqueiro, tinha a intenção de se suicidar. O aspirante a anjo foi encontrá-lo na véspera do Natal, à noite, prestes a saltar de uma ponte nas águas geladas que corriam embaixo. O anjo mostrou-lhe várias situações que teriam acontecido se não fosse sua interferência: a morte do irmão, a tristeza da esposa, a situação lastimável de sua cidade, entre outras.

Com a participação de James Stewart, Donna Reed, Lionel Barrymore, Thomas Mitchell, Beulah Bondi, Ward Bond e Henry Travers, o filme foi Indicado em 1947 ao Oscar da Academy Awards, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator para James Stewart, Melhor Som e Melhor Edição. O longa foi ganhador do Globo de Ouro (Golden Globes Awards) de Melhor Direção, também em 1947, para Frank Capra.

Este mês, o projeto municipal ainda exibe, no dia 17/12, o filme “Tokyo Godfathers”, que é um filme de animação japonês dirigido por Satoshi Kon e co-dirigido por Shōgo Furuya.