CAPS encerra atividades de 2014 com festa para usuários e familiares

Músicos do projeto 'Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá' animaram a festa do CAPS

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira (12/12) a festa de confraternização do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) e do programa Consultório na Rua, com a participação de usuários e familiares. O encontro, que ocorreu na hora do almoço e contou com um saboroso cardápio, foi embalo ao som dos músicos do ‘Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá’, projeto da Secretaria de Turismo e Lazer.

Outras atividades também foram executadas na ocasião, como apresentação de dança, coral e amigo-oculto. A coordenadora do Programa de Saúde Mental de Maricá, Edna Silva, explica que o Consultório na Rua é um trabalho voltado para quem está em situação de rua e também um dispositivo da atenção básica que olha o usuário como um todo e que veio fazer um elo com a saúde mental.  “Poucos municípios do estado do Rio têm o Consultório na Rua. É importante dizer que a Secretaria de Saúde e a Subsecretaria de Atenção Básica fecham o ano com chave de ouro, pois prezam pela qualidade do atendimento, do acolhimento e do cuidado com o usuário em todas as dimensões clínicas e psíquicas e em todas as situações – sejam domiciliares ou na rua”, ressaltou a coordenadora, que ainda agradeceu o apoio das secretarias de Turismo, Educação, Cultura e Assistência Social, que contribuíram para a ação.

Para a coordenadora do Consultório na Rua, Simone dos Santos, a parceria com a rede – ou seja, com a Saúde Bucal, CREAS, CRAS e outros – visa acabar com o preconceito que pessoas em condição de rua sofrem. “Nossa intenção é oferecer um atendimento diferenciado para a população que vive na rua, que foi abandonada pela família devido ao uso de drogas ou que não tem documento, por exemplo”. Simone destaca que essa situação já mudou em Maricá, pois o acolhimento está acontecendo. “De agosto até hoje foram mais de 96 pessoas atendidas”, comemorou.

A Secretária de Saúde, Fernanda Spitz, que compareceu ao evento, agradeceu a todos os funcionários, pacientes e familiares pela presença. “Hoje, com muita alegria, comemoramos o encerramento do ano. Foram muitos avanços e conquistas na área de saúde mental. Vocês me inspiram e emocionam sempre”, declarou. Pacientes e familiares também elogiaram o trabalho desenvolvido pelas equipes. Para Nilda da Silva Alves Fontes, familiar de um usuário, o trabalho com pessoas em situação de rua merece nota 10. “Pegar as pessoas da rua e fazer esse trabalho é muito lindo”, declarou emocionada.