Lavagem da escadaria da igreja matriz ocorrerá no próximo dia 10

0
638
Lavagem da escadaria da igreja matriz ocorrerá no próximo dia 10

A tradicional lavagem da escadaria da igreja matriz de Nossa Senhora do Amparo, no Centro de Maricá, ocorrerá no dia 10/01 (sábado). A 16ª edição do evento, que integra o calendário oficial da cidade desde maio passado, terá parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Assuntos Religiosos, com a Fonte para Orientação Religiosa de Matrizes Africanas (FORMA).

Os grupos que participarão do ritual partirão da Praça da Bandeira, às 16 horas, com concentração às 15h30. Como acontece anualmente, os participantes irão caminhar pela Avenida Nossa Senhora do Amparo até a igreja matriz, onde jogarão água de cheiro nos degraus da escadaria, sempre entoando cânticos. Ao final da lavagem, os grupos se apresentam no anfiteatro da Praça Orlando de Barros Pimentel, ao lado da igreja. Segundo o coordenador do evento, o babalorixá Jonas Liminha será uma confraternização em homenagem às nações afro que chegaram ao Brasil como Angola, Ketu, Geje, Ijexá, Xambá, Efon e Mussurumim, além da brasileira Umbanda.

“Depois do rito sagrado da lavagem, o que fazemos é uma grande confraternização com os grupos que participaram, que podem se apresentar livremente. O ritual é um grande pedido de paz ao mundo, ao som dos atabaques das casas e terreiros e tradições”, frisou Liminha, que estima uma participação de aproximadamente 300 pessoas.

A lavagem em Maricá é considerada a terceira maior no Brasil, ficando somente atrás da famosa lavagem da Igreja do Bonfim, em Salvador (BA), que ocorre há 120 anos, e da Igreja São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, realizada há 20 anos. A FORMA é instituição que mantém, desde 1999, um trabalho nas áreas social, pedagógica, política, econômica e cultural junto aos membros de terreiros de tradições afro da região, por meio de seu projeto FAC (Fé, Atitude e Cidadania).