Desfile escolar resgata história de Maricá nos seus 201 anos

0
1890
Desfile escolar resgata história de Maricá nos seus 201 anos

Resgatando a identidade do município de Maricá e reforçando uma tradição de décadas, a secretaria municipal adjunta de Educação realiza, nesta terça-feira (26/05) – dia em que Maricá completa 201 anos de emancipação político-administrativa, o desfile cívico pelas ruas Abreu Rangel e Domício da Gama, no Centro. Cerca de 5 mil alunos e profissionais da rede municipal de ensino, representando 53 escolas municipais e as unidades de ensino das aldeias indígenas de São José do Imbassaí (restinga) e Itaipuaçu, irão participar do evento, que começará às 8h30.

Com o tema “Maricá Sustentável”, o desfile contará com a participação de bandas de fanfarras Halley (Rio de Janeiro), Tarso de Castro (Niterói), Darcy Ribeiro (São Gonçalo) e Alves Corrêa (Duque de Caxias), além de integrantes de projetos da Secretaria Municipal Adjunta do Idoso; participantes do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), profissionais das secretarias municipais adjuntas de Meio Ambiente e de Obras. O evento também contará com a presença de ciclistas do “Pedala Maricá” (iniciativa da pasta de Turismo); ônibus da Empresa Pública de Transportes (EPT) e maquinário da administração municipal. Cada unidade escolar participará com uma média de 50 a 100 pessoas, dentre alunos e funcionários.

O secretário municipal adjunto de Educação, William Campos, ressaltou a importância do evento. “Estou muito empolgado em realizar um desfile que resgate a identidade da cidade. Nossa intenção é mostrar um pouco do que a Educação realiza em cada bairro, apresentando os projetos de inclusão social, como o Mais Educação, Educação de Jovens e Adultos, Programa Municipal de Educação em Tempo Integral (Prometi), entre outros”. Sobre o tema, o secretário acrescentou que a intenção é projetar Maricá. “Muitas novidades serão apresentadas. Vamos colorir Maricá nesse dia tão especial com as cores da Educação. Vai ser um evento inesquecível. Tenho a certeza de que ficará na memória de quem estiver presente”, declarou o secretário.

Roteiro do desfile

A abertura do desfile fica sob a responsabilidade da Educação Infantil, com a participação dos  Centros de Educação Infantil Municipal (CEIM) Valéria Ramos Passos, Trenzinho da Esperança, Marilza da Conceição Rocha Medina, José Carlos de Almeida e Silva, Professora Ondina de O. Coelho, Estrelinhas do Amanhã e Recanto da Amizade.

Com o acompanhamento da banda Tarso de Castro, o primeiro pelotão do desfile terá a apresentação das escolas municipais CAIC M. Elomir Silva, Conego Batalha, Vereador Levy Carlos Ribeiro, Alcebíades Afonso Viana Filho, Centro de Educação Infantil Municipal Nelson Mandela, E.M. Retiro, Instituto Federal Fluminense (IFF) e integrantes do CAPS.

O segundo pelotão terá o acompanhamento da banda Alves Corrêa, do município de Duque de Caxias, e nele se apresentarão as escolas municipais João Monteiro, Mata Atlântica, São Bento, Professor Ataliba de M. Domingues, Marques de Maricá, Professor Oswaldo de L. Rodrigues e Rita Sampaio Cartaxo, e a equipe da secretaria municipal adjunta de Meio Ambiente.

A banda Darcy Ribeiro ficará com a responsabilidade de comandar o terceiro pelotão que trará as escolas municipais Darcy Ribeiro, Vereador Aniceto Elias. E. M. Inoã, Casa da Criança de Inoã, Casa da Criança de Itaipuaçu, E.M. Prof. Robson Lôu, Vereador Osdevaldo M. da Matta, Rodrigo monteiro e E.M. Ministro Luis Sparano.

O quarto pelotão, acompanhado pela banda João Bezerra, é composto pelas escolas municipais João da Silva Bezerra, Barra de Zacarias, Guaratiba, Lucio Thomé Guerra Feteira, Professora Alcione S.R da Silva, apresentação Halley, do Rio de Janeiro. Em seguida, terá o desfile das unidades escolares Reginaldo D. dos Santos, Amanda Peña de A. Soares, E.M. Professora Dilza da Silva Sá Rego, João Pedro Machado, E.M. João Pedro Machado e a equipe da secretaria municipal adjunta de Turismo.

Já o quinto pelotão, com a presença da Banda CEM Joana Benedicta Rangel, contará com a participação de alunos e funcionários do CEM Joana Benedicta Rangel, Carlos Magno Legentil de Mattos, Joaquim Eugenio dos Santos, Antônio Lopes da Fontoura, Pindobas, Professora Dirce Marinho Gomes, Alfredo Nicolau da S. Junior e Marcus Vinicius C. Santana.

O sexto e último pelotão, acompanhado pela banda Darcy Ribeiro, será composto pela equipe das unidades escolares Maurício Antunes de Carvalho, Reginaldo D. dos Santos, Antonio Lopes da Fontoura, Benvindo Taques Horta,  Brasilina Coutinho e a equipe da secretaria municipal adjunta de Obras.