Cineclube Henfil apresenta “Noel Rosa – O Poeta da Vila”

0
352
Filme destaca romance de Noel com a dama de cabaré Ceci, vivida no filme por Camila Pitanga

O Cineclube Henfil desta quarta-feira (03/06) apresenta a vida e a obra de um dos maiores nomes da música brasileira. “Noel Rosa – O Poeta da Vila”, dirigido por Ricardo Van Steen e lançado em 2007, é uma viagem no tempo, um retorno ao Rio de Janeiro dos anos 1930.

A intensidade com que Noel viveu está toda no filme. O poeta da Vila gostava da companhia de operários, negros favelados e prostitutas, com quem rapidamente fazia amizade. Um dia conheceu Ismael Silva, compositor que o desafiou a fazer um samba. Parodiando o Hino Nacional ao compor "Com Que Roupa?", fez grande sucesso nas rádios de todo país. A partir de então Noel passou a se dedicar de vez ao mundo do samba, mudando a história da MPB.

As desventuras amorosas de Noel ganharam frequentemente mais espaço do que a sua música na tela. Um bom exemplo é a relação dele com a dama de cabaré Ceci, vivida no filme por Camila Pitanga. O romance pode até ter sido menos importante na vida do músico, mas na tela o que norteia a trama de “Noel Rosa – O Poeta da Vila” é este amor.

O Cineclune Henfil, projeto da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia, tem suas sessões exibidas gratuitamente às 19h, na Casa Digital (Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, Centro).