Pedra de Itaocaia é a atração do Circuito Ecológico no domingo

0
275
Imagem do circuito ecológico na Pedra de Itaocaia
Local é um dos cartões postais da cidade e uma das trilhas mais procuradas do circuito - Foto: Clarildo Menezes

Um dos cartões postais da cidade, a Pedra de Itaocaia, em Itaipuaçu, é o passeio deste domingo (30/08) do Circuito Ecológico de Maricá, iniciativa da Secretaria Adjunta de Turismo. Com quase 400 metros de altura, os participantes terão uma vista privilegiada de 360º das praias, lagoas e serras da cidade, além de registrarem em fotografias esse visual da natureza. A trilha possui um nível médio de intensidade com subidas, utilizando cordas, escalaminhadas (quando é necessário o auxílio das mãos) e previsão de quatro horas de duração.

O passeio é gratuito e as vagas são limitadas. As inscrições são feitas somente na Secretaria Adjunta de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até esta sexta-feira (28), das 8h às 17h. A coordenadora do projeto e guia turística, Márcia Freitas, acompanhará o grupo. Os interessados preenchem um formulário com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física.

O ponto de encontro será no antigo Posto Golfinho (Estrada de Itaipuaçu, esquina com Rua Professor Cardoso de Menezes, antiga Rua 1), às 7h. Devido ao alto grau de conservação da região, a secretaria orienta os participantes a usarem calça comprida, calçado apropriado e blusa de manga, além de levar água (dois litros, no mínimo), lanche, protetor solar, chapéu e repelente. O circuito não é recomendado para quem possui problemas cardíacos. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

O Circuito Ecológico é realizado desde setembro de 2013 e reúne, em média, 30 pessoas semanalmente a partir de 7 anos de idade. A secretaria promove passeios em 16 circuitos ecológicos da cidade – Serra do Caju (Centro); Caminhos de Darwin e Pedra de Itaocaia (Itaipuaçu); travessia Silvado/Espraiado; Pedra do Silvado; travessia Espraiado/Tomascar; Vale de São Francisco, Cascata da Lagoinha e Rio Caranguejo (Espraiado); Ponta do Fundão (Barra de Maricá); Praia da Sacristia (Jaconé); Farol de Ponta Negra e travessia Sacristia/Farol (Ponta Negra); Serra do Camburi e travessia Cassorotiba/Camburi (Retiro); além da Restinga e aldeia indígena Mata Verde Bonita (São José do Imbassaí).