"O Quinto Elemento" encerra a programação de setembro do Cineclube Henfil

0
222

Para encerrar a programação de filmes de ficção científica no mês de setembro, o Cineclube Henfil, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia, exibirá na próxima quarta-feira (30/09), a partir das 19h, o “O quinto Elemento”. A exibição acontece na Casa Digital, na Praça Orlando de Barros Pimentel, com entrada franca. 

Dirigido por Luc Besson, que também assina o roteiro com Robert Mark Kamen, o filme é uma produção conjunta franco-americana, lançada em 1997. No século XXIII, com a Terra prestes a ser destruída por uma criatura demoníaca que percorre a galáxia a cada 5.000 anos sob a forma de um fogo negro, a sobrevivência humana depende de um motorista de táxi nova-iorquino. Para evitar a catástrofe, Korben Dallas (Bruce Willis) precisa encontrar quatro pedras místicas essenciais e antigas, que representam os elementos, e colocá-las em torno de uma bela mulher (a modelo Milla Jovovich), que é o quinto elemento do título. Para isso, também tem de enfrentar a ira de Jean-Baptiste Emanuel Zorg (Gary Oldman), que foi instruído pelo Grande Mal para adquirir as pedras.

Destaque no filme para os figurinos do estilista Jean-Paul Gaultier e para o desenho da produção, a cargo dos desenhistas de quadrinhos franceses Jean Giraud e Jean-Claude Mézières. O filme obteve boa bilheteria, tendo faturado mais de US$263 milhões para um orçamento de US$ 90 milhões, tendo sido o filme europeu mais bem sucedido nesse aspecto até o lançamento de "Intocáveis", em 2011.