Animação japonesa sobre a II Guerra no Cineclube Henfil

0
217

A programação do Cineclube Henfil de Maricá em outubro destaca filmes com temática voltada para a II Guerra Mundial. Nesta quarta-feira (21/10), o projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia, apresenta a animação japonesa "Túmulo dos Vagalumes". Com entrada franca, a exibição acontece às 19h, na Casa Digital (Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro) e não é recomendada para menores de 12 anos. Produzido em 1988 o filme é dirigido por Isao Takahata e tem 93 minutos de duração. 

A história narra o drama de dois irmãos, Setsuko e Seita, que vivem no Japão durante a guerra e vão morar com parentes após tornarem-se órfãos – a mãe morreu em um bombardeio americano e o pai, soldado, encontra-se desaparecido. Fome, doenças, insensibilidade afetam a trajetória das duas crianças em busca de sobrevivência – chegam a viver em um abrigo no meio do mato. A situação fica dramática quando Setsuko, a irmã caçula, adoece gravemente e o irmão precisa buscar comida em um país devastado pelo conflito. 

Quando do lançamento, a estética crua e realista – algo raro em uma animação – não agradou o público. Afinal, as cenas mostram os ferozes incêndios causados pelos bombardeios aliado, expõe corpos carbonizados cobertos de larvas e moscas e não economiza em imagens que explicitam a fome a destruição e outras formas de desintegração do tecido social japonês nos estertores do conflito, antes ainda do lançamento das duas bombas atômicas que aniquilaram Hiroshima e Nagasaki.