Maricá recebe moção pela excelência do programa de Saúde Bucal

0
304

O Programa de Saúde Bucal de Maricá recebeu nesta quarta-feira (21/10), na Câmara Municipal do Rio, a moção de louvor e reconhecimento do 1° Prêmio Brasil Sorridente do estado. A premiação foi criada pelo Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ) para avaliar o esforço dos 92 municípios na implantação e efetivação das políticas públicas locais de saúde bucal. Maricá concorreu com aqueles que possuem entre 50 e 300 mil habitantes e ficou em quinto na categoria. O resultado é um expressivo indicador de qualidade no serviço público da Saúde e também reforça o acerto das políticas de governo adotadas com foco em prevenção. 

“A moção é um reconhecimento do trabalho da equipe de saúde bucal de Maricá e da própria secretaria", afirma a coordenadora do Programa de Saúde Bucal, Márcia Serafim, referindo-se ao pessoal que atua na Estratégia Saúde da Família (ESF), na UPA de Inoã, no Centro de Diagnóstico e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Os números falam por si: no caso das extrações dentárias, o índice médio era de 20% e o município obteve 8,55% em 2013 e 5,86% no ano passado. Mais que o número baixo, a redução significativa demonstra que a aposta na prevenção efetivamente fez os moradores da cidade perderem menos dentes. “Maricá realiza trabalho focado em promoção de saúde e de escovação supervisionada e desta forma diminuímos o número de extrações. Isso demonstra que estamos na direção certa e temos mais força para continuar. É um ganho enorme", avalia Márcia. A grande procura pelo serviço é outro fato de mérito: no ano passado, segundo Márcia, foram 5 mil atendimentos odontológicos. E em 2015 o total deve subir muito. "Estamos fazendo de 1200 a 1350 atendimentos por mês", acrescenta a coordenadora. 

Para a conquista do prêmio foram avaliadas ações tais como proporção de exodontia (extração de dentes); número de equipes de saúde bucal que trabalham nas unidades; proporção do número de escovação da cidade; promoção de saúde e outras. Subsecretária de Atenção Básica, Claudia Souza afirma ser um prazer ver a conquista do serviço e o empenho das equipes. “O prêmio é exemplo de disposição e competência que, juntas, trazem resultados e ultrapassam os obstáculos. Tenho muito orgulho de toda a equipe de saúde bucal de Maricá”, declarou.