Evento marca o mês da Consciência Negra em Maricá

0
339

No próximo sábado (28/11), na Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro, estão programadas várias atividades relacionadas ao mês da Consciência Negra – em homenagem a Zumbi dos Palmares. Realizado pelas secretarias adjuntas de Cultura, Ciência e Tecnologia e de Direitos Humanos e Participação Popular, através da Coordenadoria de Políticas da Igualdade Racial, o evento tem como objetivo uma reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira.

O evento, que começa às 9h e se estenderá até 21h, contará com feira gastronômica, artesanatos afros, palestras, debates e várias atividades culturais, com encerramento do Baile Black. A expectativa é reunir grupos e lideranças ligadas ao movimento negro, com intenção de aguçar a curiosidade em relação às influências que os povos africanos deixaram no país. Língua, costumes, cultura, culinária, há muitos elementos desses povos no dia a dia dos brasileiros. 

O secretário adjunto de Cultura, Ciência e Tecnologia, Romário Galvão, acredita que a iniciativa é importante para demonstrar a preocupação da Prefeitura quanto às questões que envolvem o tema. “Qualquer evento que se faça em homenagem ao Dia da Consciência Negra e aos nossos irmãos negros é mais do que merecido se levarmos em conta a enorme e riquíssima contribuição que trouxeram para a formação da nossa cultura, da nossa nação”, avalia.   

Veja a programação completa

9h Abertura da Feira Maricá Mostra sua Cultura (gastronomia, artesanatos afros e exposição de poesias afros no chão)

10h – Palestras “Herança Africana em Maricá” (Cezar Brum) e “Anemia falciforme”; Museu Afro e exposição de artes plásticas no Mercado das Artes; Griô, contação de histórias infantis, pintura corporal e oficinas de desenhos

13h – Pausa das Atividades

15h – Palestra “Herança Africana de Maricá” (Renata Gama, Maria da Penha, Márcia Passos e Cezar Brum)

16h – Capoeira – Mestre Dico; Jongo/Dança Afro/Samba de Roda

18h – Desfile Afro

19h – Encontro de Rap

20h – Escola de Samba

21h – Baile Black