Mais de 5 mil pessoas vacinadas em Maricá contra gripe

0
286

A Secretaria Adjunta de Saúde de Maricá vacinou 5034 pessoas somente no último sábado (30/04), no Dia D de mobilização contra gripe H1N1. Ao todo, de quarta-feira (27/04), início da campanha nacional na cidade, até sábado, 5184 pessoas foram imunizadas contra a doença. A campanha acontece até o dia 20/05 em 21 postos de saúde, das 8h às 17h. É preciso apresentar um documento de identidade e o cartão de vacina. A meta do município é imunizar 30,5 mil pessoas entre pacientes com doencas crônicas (precisam apresentar solicitação médica), gestantes, crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos (maiores de 60 anos), profissionais de saúde, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto e com documentação que comprove o nascimento do bebê), índios, pessoas de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, presos e funcionários do sistema prisional.

A população compareceu aos postos e estava satisfeita em participar. É o caso do representante comercial Antonio Jorge Ribeiro, de 61 anos, morador do bairro Retiro. “Essa campanha é importante para a gente se prevenir. O pessoal aqui do posto sempre me trata muito bem. Já tomei minha vacina”, disse. A gestante Vanessa Galvão de Souza Bonifácio também estava na unidade e comentou estar feliz em se proteger contra a gripe. “É bom para mim e os bebês (grávida de gêmeos). Sempre venho ao posto e cuido da minha família aqui”, acrescentou Vanessa.

No posto Caio Figueiredo, em Inoã, a aposentada Vanilda Oliveira da Silva, de 73 anos, também foi vacinada. “Eu vivia gripada. Desde que comecei a participar da campanha nunca mais tive gripe forte”. Na mesma unidade, a subsecretária de Atenção Básica Claudia Souza aproveitou para se imunizar e destacou a importância em participar. “A vacina visa prevenir as complicações mais graves da gripe tais como pneumonias, que podem levar à internação e à morte. Vale salientar, que a vacina não causa a gripe. O que pode acontecer é o paciente apresentar um quadro de gripe ou resfriado causado por outros tipos virais não cobertos pela vacina”, declarou Claudia. Em São José do Imbassaí não foi diferente. A aposentada Vera Lúcia Ferraz de Medeiros compareceu ao posto com o marido. “Sempre participamos para nos proteger e assim não termos gripe e pneumonia", destacou Vera.

Além do H1N1, a vacina imuniza contra outros dois tipos do vírus Influenza: o A/H3N2 e Influenza B. As doses estão disponíveis nas unidades Posto de Saúde Ponta Negra, PSF Bambuí, PSF Barra, PSF Espraiado, PSF Ubatiba, PSF Barra, PSF Guaratiba, PSF Bairro da Amizade, PSF Mumbuca, PSF Retiro, PSF Inoã 2, Posto de Saúde Inoã, PSF Chácara de Inoã, PSF Inoã 1, PSF Recanto, Posto de Saúde Itaipuaçu, Posto de Saúde Santa Rita, PSF Jardim Atlântico, Posto de Saúde São José, PSF São José 1 e PSF Ponta Grossa.