Alunos da E.M. Maurício Antunes disputarão mundial de karatê na Irlanda

0
343

Entre os dias 15 e 19/06, dois alunos da Escola Municipal Maurício Antunes de Carvalho, no Boqueirão, levarão a bandeira do município no Campeonato Mundial de Karatê em Dublin, Irlanda. Rayane Salles, 12 anos, faixa vermelha, e Luiz Henrique Moreira, 10 anos, faixa amarela, disputarão a classificação individual na capital irlandesa. Desde 2013, o karatê é o carro chefe das atividades do programa federal Mais Educação naquela unidade escolar. No último dia 22/05, onze atletas do projeto ganharam medalhas do 1º, 2º e 3º lugares nas faixas vermelha e amarela, e o troféu de campeão por equipe em um torneio preparatório em Paracambi (RJ). Em abril deste ano, Rayane e David Baptista, 13 anos, ambos faixa vermelha, conquistaram o 1º e o 3º lugares, nas modalidades katá (posições em luta simulada), e kumitê (luta real), no Modal Sul-Sudeste, em Indaiatuba (SP). Luiz Henrique também se destacou na mesma disputa, na equipe formada por Julia Salles, Frederic Montilha, Gabriela Alves, Bruna Carla, Wesley Santana, Beatriz da Costa, Jorge Carvalho da Costa e Caroline Gomes da Costa e David Batista.

A comerciária Marcelle da Costa, de 38 anos, é mãe de Beatriz, 10 anos, faixa vermelha e cursando o 4º ano na escola. Moradora no Boqueirão, Marcelle afirma que o projeto tem sido motivo de transformação na vida da filha. “Beatriz melhorou nos estudos. Em dias de competição, acorda antes de todo mundo em casa, me chamando para acompanha-la. Sempre que posso, vou junto”, conta. A sucessão de conquistas classificou o projeto para participar do mundial. “Temos conseguido vitórias, com muita luta e persistência. Estamos aprendendo o caminho das pedras. Agradecemos à Prefeitura o apoio com as passagens e estadia para os dois atletas e a monitora. Estamos muito felizes por isso”, adiantou a diretora da escola, Manoela Carvalho. Rayane Salles diz que valeu a pena o esforço. “Pretendo ser classificada no mundial e ganhar, se possível alcançar o pódio. Farei o meu melhor. O importante é competir”, declara.

O projeto “Karatê na Escola” acontece desde abril de 2013, quando a estudante de Educação Física e monitora de karatê Renata Rocha, foi convidada para coordenar o esporte no projeto Mais Educação. Desde então, a E.M. Maurício Antunes de Carvalho vem acumulando títulos. Em outubro de 2013, foi campeã em Rio das Ostras (RJ), em 2014 repetiu o feito, desta vez em cinco etapas do Campeonato Estadual. Em 2015, foi campeã em todas as etapas estaduais, o que lhe conferiu o 4º lugar em equipe no Interestadual, título conferido pela Federação Brasileira de Karatê Interestadual (FBKI).

O programa Mais Educação prevê o preenchimento do contraturno com atividades educativas, esportivas e culturais. "Temos também as atividades de ginástica rítmica e reforço escolar. O karatê se destacou e fomos além: hoje, participar do projeto, é uma forma de merecimento e os alunos se esforçam bastante para isso”, finaliza Manoela Carvalho.