‘Jornada Educação e Utopia’ vai passar por escolas municipais de 6 a 10/06

0
351

Um ciclo de palestras batizado de ‘Jornada Educação e Utopia’ vai passar por quatro escolas da rede pública de Maricá a partir desta segunda-feira (06/06), indo até a sexta-feira (10/06). A proposta do evento, um dos preparatórios do Festival Internacional da Utopia (que ocorre na cidade entre os dias 22 e 26 deste mês), é realizar uma semana de debates com temas relacionados à educação e à capacidade de sonhar e realizar sonhos na construção de uma sociedade melhor. A Jornada é aberta ao público. As palestras são organizadas em parceria entre a Secretaria Executiva de Políticas Sociais, a Secretaria Adjunta de Educação e o grupo Levante Popular da Juventude, ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). 

A primeira palestra será na E.M. Darcy Ribeiro, em Inoã, a partir das 18h, com o tema “Atualidade do Pensamento de Darcy Ribeiro”. Nos dias seguintes, os debates seguem para as escolas Joana Benedicta Rangel (no Centro, dia 7), João Monteiro (Itaipuaçu, dia 8), CAIC Elomir Silva (São José de Imbassaí, dia 9) e termina retornando à unidade do Centro, no dia 10.

Entre os objetivos está a integração dos estudantes num profundo debate sobre a educação, a utilização de novas formas de diálogo com a juventude estudantil e promover a participação dos estudantes no processo de ensino-aprendizado. O evento espera contar, além dos alunos das escolas municipais, com outros também da rede estadual, pais, diretores, professores e a comunidade em geral.

Confira a programação:

Segunda-feira (06/06)

18h – Jornada Educação e Utopia – EM Darcy Ribeiro – Inoã – Palestra "Atualidade do pensamento de Darcy Ribeiro";

Terça-feira (07/06)

18h – Jornada Educação e Utopia – CEM Joana Benedicta Rangel – Centro – Palestra "Educação e Invenções Democráticas";

Quarta-feira (08/06)

18h – Jornada Educação e Utopia – EM João Monteiro – Itaipuaçu – Palestra "Novas formas de educação";

Quinta-feira (09/06)

16h – Jornada Educação e Utopia – CAIC Elomir Silva – São José do Imbassaí – Palestra "A juventude pode ensinar a si mesmo";

Sexta-feira (10/06)

18h – Jornada Educação e Utopia – CEM Joana Benedicta Rangel – Centro – Palestra "Da porta para fora – Cultura é escola".