Proerd realiza formatura de alunos da E.M. Carlos Magno Legentil de Matos, no Centro

0
390

Cerca de 150 alunos da Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Matos, no Centro de Maricá, receberam nesta sexta-feira (01/07) seus certificados de participação no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), promovido pela Polícia Militar do Estado com o intuito de conscientizar os jovens sobre a prevenção ao uso de drogas e outras substâncias ilícitas. Os estudantes são de cinco turmas, todas do 5º ano do ensino fundamental da unidade. Pais e responsáveis pelos alunos também estavam presentes.

Os professores que participaram do programa receberam homenagens e a aluna Ana Clara Reis Diniz, de 10 anos, foi considerada a aluna destaque do grupo, tendo a redação lida pela instrutora do Proerd, a cabo PM Alessandra Menezes. “Aqui aprendi que temos sempre que dizer não às drogas e à bebida alcoólica, mas principalmente que as pessoas não devem acreditar nas propagandas, que só mostram o lado legal das coisas”, ressaltou Ana Clara, que mora em Araçatiba e afirmou que irá passar o que aprendeu para os familiares e amigos. No juramento de formatura, ela e os estudantes (todos entre 9 e 11 anos de idade) prometeram também dizer não à violência. 

“Estamos conseguindo informar e conscientizar essas crianças através do programa, num momento em que elas estão entrando na adolescência e formando sua personalidade”, avaliou a cabo Alessandra Menezes, que há dois anos ministra as aulas do Proerd em Maricá e também no Rio. “O convívio com eles é sempre muito bom”, garantiu ela.

A diretora da escola, Lúcia Chavão, disse em seu discurso que espera que os alunos sejam realmente multiplicadores dos que aprenderam junto aos seus meios sociais. “São ensinamentos valiosos sobre como prevenir drogas, álcool e também o buylling. Isso deve ser passado adiante”, aconselhou.