Escolas da rede municipal de Maricá entram no espírito olímpico

0
683

O espírito olímpico chegou às escolas da rede municipal de Maricá. Duas unidades têm atividades nesta semana que aludem os jogos do Rio de Janeiro, que começam no dia 5 de agosto. Na E.M. Vereador Levy Carlos Ribeiro, em São José de Imbassaí, a direção organizou passeios para os alunos como prévia de uma feira integrada com o tema olimpíadas, que acontece na semana de abertura dos jogos. Já na Creche Municipal Ondina de Oliveira Coelho, no Centro, acontece até terça-feira (19/07) a primeira Olimpíada Mirim, com a participação dos alunos do Maternal, Pré-Escolar 1 e 2 e do 1º ano do Ensino Fundamental.

A abertura foi realizada na terça-feira (12/07) na quadra da unidade e teve direito a tocha, pira olímpica e desfile das equipes, com a turma do Maternal iniciando os jogos. Nesta quarta-feira (13/07), foi a vez da participação do Pré-Escolar 1 em atividades que incluíam correr, saltar, pular e se equilibrar. “São coisas que se trabalham com essa idade e que as crianças gostam de fazer. Além disso, trabalhamos também o sentimento esportivo e, de forma sutil, com a ideia de competitividade, de quem ganha ou perde”, explicou a professora de Educação Física Simone Silva, uma das coordenadoras do projeto.

O evento conta com a presença de algumas mães de alunos, que não escondem o orgulho diante da empolgação de seus filhos, todos premiados com medalhas. “Gostei muito de ver minha filha brincando de esporte, pois é algo que estimula o interesse e o aprendizado”, elogiou Márcia Cristina Andrade Marinho, de 20 anos, que acompanhou a pequena Ana Carolina, de 4 anos.

Movimento – Na escola de São José de Imbassaí, as atividades fazem parte de um trabalho que vem desde o início do ano letivo, batizado de “Escola Viva Gera Movimentação”, cuja culminância será a Feira Integrada marcada para os dias 3 e 4 de agosto e também inclui uma olimpíada. Nesta semana, houve um passeio de 30 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao Pão de Açúcar, símbolo da cidade olímpica. Nesta sexta-feira (15/07), será a vez de outro grupo – agora 40 alunos do Pré-Escolar 1 – que vai visitar a sede e centro de treinamento da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO), em Itapeba. “Desde o início buscamos trabalhar o movimento, a saúde através das atividades esportivas, e o retorno dos alunos tem sido muito bom”, garantiu Vera Lúcia Marins, diretora adjunta da E.M. Vereador Levy Carlos Ribeiro.